Maceió é a única capital do Nordeste com maioria dos votos em Bolsonaro no 1º turno

compartilhar no:
Bolsonaro vence nas cinco zonas eleitorais de Maceió — Foto: Reprodução

A disputa em segundo turno para presidente mostra um Brasil dividido, com um desempenho equilibrado entre Lula (PT), com 48,43% dos votos válidos, e Bolsonaro (PL), com 43,20%. Se observados os resultados por regiões, algumas diferenças chamam atenção: no Nordeste, onde Lula teve melhor desempenho, Maceió foi a única capital que deu maioria dos votos a Jair Bolsonaro.

Na capital alagoana, Bolsonaro teve 49,59% dos votos válidos, frente a 40,43% do Lula. A situação se inverte em todas as outras oito capitais da região.

Para a cientista política Luciana Santana, o desempenho do candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, era esperado em Maceió, considerando a grande concentração de renda na cidade e a desigualdade social.

“Historicamente, o PT sempre teve uma baixa votação em Maceió. É uma das poucas capitais onde a gente vê efetivamente um voto muito mais conservador, com raras exceções. A alta concentração de renda e a desigualdade social fazem com que uma elite econômica, a elite maceioense, seja muito conservadora, no sentido de não aceitar certos tipos de mudança”, afirma Luciana, professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Além da desigualdade social, outro fator determinante na escolha do voto maceioense é a questão religiosa.

“A gente vê um peso muito grande que a religião tem no município, especialmente nas regiões periféricas. A gente vê o conservadorismo em termos do que essa elite defende, em termos de posicionamento sobre temas sensíveis, então isso tudo influencia nesse voto”, avalia a cientista política.

Na direção contrária a Maceió, Salvador (BA) foi a capital do Nordeste em que Lula teve o melhor desempenho, terminando o 1º turno com 66,99% (1.022.728) dos votos válidos e Bolsonaro, com 24,07% (367.452).

Enquanto João Pessoa (PB) foi a capital nordestina onde a disputa foi mais acirrada, mas ainda com Lula à frente de Bolsonaro, com 47,38% (217.243) e 44,48% (203.971), respectivamente.

“Em João Pessoa, a gente pode considerar que Lula foi até bem-sucedido nessa eleição, porque na eleição de 2018 o Haddah não teve um desempenho como esse, pelo contrário, foi uma das capitais onde a gente viu um aumento do voto bolsonarista”, diz Luciana Santana.

Com informações do G1