Justiça Eleitoral faz recontagem de votos e Câmara de Quixadá tem novo vereador

compartilhar no:
A recontagem dos votos considerou que os vereadores do PSB cometeram fraude de cota de gênero (foto: divulgação)

Quixadá: A Câmara Municipal de Quixadá terá nos proximos dias mudança em sua composição, após a recontagem dos votos nesta quinta-feira (27) por decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O PSB teve todos os votos declarados nulos.

O TRE-CE julgou procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), ajuizada pelo Partido dos Trabalhadores-PT ainda durante as Eleições de 2020 contra o Partido Socialista Brasileiro-PSB de Quixadá.

O Tribunal reconheceu que a sigla cometeu abuso de poder mediante fraude à cota de gênero, determinando a cassação dos diplomas de candidatura eleita e suplentes investigados. Na primeira instância a ação foi improcedente, mas reformada na segunda.

O juiz José Hercy Ponte de Alencar, titular da 6º Zona Eleitoral de Quixadá cancelou o registro dos candidatos do PSB, bem como os diplomas. O partido elegeu um único candidato, Raimundo Ribeiro Damasceno, no total a agremiação teve 2.121 votos, no entanto, o suplente Francisco Wellington Borges Cunha – Babá assumia a vaga.

Na recontagem, o Partido dos Trabalhadores (PT) conseguiu quinta vaga na Câmara de Quixadá passando a ter a maior bancada de vereadores: Dênis Dutra, Neto do Custódio, Rosa Buriti, Guto da Glaudiesel e, agora, Iranildo Barbosa de Freitas, conhecido como Bacurim, que teve 882 votos,  e será empossado.

A ação contra o PSB de Quixadá continua em tramitação. A defesa recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral-TSE, que pode reverter a decisão do TRE-CE, dando vitória a sigla, o que retornaria a composição anterior.

Mesmo sendo do PT, nos bastidores dizem que Bacurim não fará oposição ao governo Ricardo Silveira, mas se seguir seu partido, a Câmara terá a oposição com 7 vereadores. Além dos já citados, os do PDT: Darlan Piaba e Weliton Xavier-CI. Ticão eleito pelo PDT rompeu com Osmar Baquit e hoje faz parte do base de apoio a gestão municipal.