Eleições 2022: TRE-CE decide enviar tropas federais para Quixadá no segundo turno

compartilhar no:
Segundo o TSE, atuação das equipes de segurança nos municípios é indispensável (Foto: Divulgação)

Quixadá: O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, deferiu a requisição de força federal por parte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) para o 2º turno das Eleições 2022.

Quixadá está entre as cidades que vão recebrr reforço na segurança com o envio das tropas. O município é o único do Sertão Central a receber o reforço.

Ainda de acordo com o TRE-CE, além de Quixadá, as tropas serão empregadas nos mesmos municípios em que atuaram no 1º turno. Ao todo são dez municípios: Fortaleza, Aquiraz, Horizonte, Maracanaú, Caucaia, Pacajus, Tauá, Sobral e Juazeiro do Norte. A decisão do ministro Alexandre de Moraes deverá ser submetida ao pleno do TSE.

No primeiro turno, uma semana depois de decidir pelo envio das tropas para os municípios listados, o TRE-CE requisitou o envio de tropas para outros nove municípios, totalizando 19 cidades. Na decisão Banabuiú, Ibaretama e Choró também foram listados.

A Corte do TRE-CE, presidida pelo desembargador Inacio Cortez, aprovou, no último dia 11, a requisição das Forças Federais para o 2º turno das Eleições 2022, em conformidade com a solicitação realizada no 1º turno.

O requerimento decorreu de consulta da Diretoria-geral do Tribunal à Comissão Permanente de Segurança, que se manifestou pela necessidade de manter as mesmas demandas do 1º turno. Concordaram com a solicitação a Presidência do TRE e a Procuradoria Regional Eleitoral.