Exposição Memórias da Permanência é aberta nesta quinta-feira (20 em Quixeramobim durante evento do MPCE

compartilhar no:
Visitação à exposição é gratuita e acontece na escola profissionalizante (Foto: divulgação/MPCE)

Quixeramobim: O município de Quixeramobim abre nesta quinta-feira (20) para a visitação do público, a exposição fotográfica Memórias da Permanência, que mostra o registro de idosos que vivem em abrigos ou lares de acolhimento, intituladas de Instituições de Longa Residência para Idosos (ILPI). A curadoria da exposição é feita por Eliane Lobo.

A exposição é parte da programação do 1º Seminário para a Garantia de Direitos das pessoas idosas residentes na ILPI de Quixeramobim. As palestras do seminário ocorrem durante toda a manhã desta quinta, na Escola Profissionalizante José Alves da Silveira, localizada na Av. Humberto Sena, 250, bairro Distrito Industrial, onde a exposição está montada e onde permanecerá aberta ao público.

O encontro será realizado por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça de Quixeramobim e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), da Associação Cearense Pró-idosos (ACEPI), do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI) e do Município de Quixeramobim.

Memórias da Permanência apresenta o cotidiano de pessoas idosas que moram nestes locais, apresentados como espaços de moradia, mas também de proteção e cuidado da pessoa idosa. Através das imagens são retratadas histórias de vida que vão muito além de um compartilhamento de moradia.

A mostra é promovida pelo Ministério Público do Estado do Ceará, em parceria com a Associação Cearense Pró-Idosos (ACEPI). A exposição fotográfica deu início a uma jornada de discussões sobre políticas públicas de acolhimento das ILPIs, em Fortaleza e em outros municípios cearenses. Quixeramobim é a quarta cidade cearense a receber a mostra, a qual já foi exposta anteriormente nos municípios de Fortaleza, Caucaia e Juazeiro do Norte.

 

A visitação será permitida de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no período entre 20 de outubro e 14 de novembro.