Eleições 2022: Elmano de Freitas (PT) é eleito governador no Ceará

compartilhar no:
Elmano de Freitas (PT) é eleito no primeiro turno no Ceará.  (Foto: reprodução redes sociais)

A eleição para governador no Ceará terminou no primeiro turno. Elmano de Freitas (PT) foi eleito governador pelos cearenses neste domingo (2), com 91,08% das urnas apurada. O candidato recebeu até o momento 2.530.470 votos, correspondente a 53%. Capitão Wagner (UB), foi o segundo colocado com 32,34 dos votos válidos.

Elmano de Freitas, de 52 anos, é filho de agricultores, é natural de Baturité (CE) e formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), já tendo atuado na Rede Nacional de Advogados Populares (RENAP). Foi candidato à prefeitura de Fortaleza em 2012 e já exerce o segundo mandato como deputado estadual. Além disso, já ocupou o cargo de secretário de Educação de Fortaleza. Jade Romero (MDB), 37 anos, será a candidata a vice.

Na saúde, o candidato do PT ao governo do Ceará pretende avançar ainda mais na interiorização do atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que hoje,  permite o acesso a 90% das especialidades médicas perto de casa, sem necessidade de procurar socorro nos hospitais da capital Fortaleza. Serão construídos mais três hospitais regionais-polo e haverá um mutirão de cirurgias para compensar os atrasos decorrentes da pandemia. Será ainda concluído o maior hospital público do Ceará — o Hospital Universitário, com 665 leitos e todas as especialidades.