Eleições 2022: 6,8 milhões de cearenses voltam às urnas neste domingo (30) para escolher próximo presidente

compartilhar no:
No Ceará, serão 22.796 seções eleitorais, distribuídas em 6.672 locais de votação. Foto: divulgação

São esperados(as) para o segundo turno deste domingo (30), 6.820.673 eleitores e eleitoras cearenses, que escolherão o próximo presidente da República. As eleições, que terão horário unificado no país, iniciarão às 8h e seguirão até as 17h, horário de Brasília.

Contribuirão em todo processo eleitoral mais de 130 mil pessoas, incluídas(os) mesárias(os), auxiliares de eleição, delegadas(os) de prédio, juízes(as) eleitorais, terceirizadas(os), servidoras(es) e policiais. Foi destinado um orçamento de mais de 24,7 milhões para realização da eleição no estado. Os principais gastos são com apoio técnico, convocados(as) e materiais e serviços.

No Ceará, serão 22.796 seções eleitorais, distribuídas em 6.672 locais de votação. Apenas em Fortaleza, mais de 1,8 milhão pessoas estão distribuídas em 5.235 seções em 655 locais de votação.

Os três maiores locais de votação de Fortaleza são o Colégio Ari de Sá Cavalcante na av. Washington Soares, a Universidade Estadual do Ceará e o Centro de Formação e Desenvolvimento para Profissionais da Educação. No 1º turno, o estado do Ceará teve a 3ª menor abstenção do país (17,46%).

Sete municípios do estado: Fortaleza, Caucaia, Aquiraz, Itaitinga, Pacatuba, Juazeiro do Norte e Sobral, terão seções eleitorais em presídios e centros socioeducativos. A medida beneficiará 655 presas e presos provisórios e adolescentes em custódia, que estarão aptos a votar neste domingo.

8.309 indígenas poderão votar. As seções serão instaladas em 26 locais de votação em 16 municípios do estado do Ceará, como Acaraú, Caucaia e Maracanaú. Comunidades quilombolas de 23 municípios, entre eles: São Benedito, Pacajus, Crateús, terão seções eleitorais. Serão 53 seções em 31 locais de votação que atenderão 10.781 quilombolas.

A eleição no Ceará contará com planejamento de segurança da Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, Polícia Federal e Agência Brasileira de Inteligência.

Além disso, as eleições contarão com reforço das Forças Federais em 10 municípios do estado: Fortaleza, Quixadá, Tauá, Sobral, Juazeiro do Norte, Caucaia, Pacajus, Aquiraz, Horizonte e Maracanaú. A medida foi autorizada pelo presidente do TSE nesta quinta-feira, 27/10.