Açude Pedras Brancas armazena 8% de água, volume quase três vezes mais do que ano passado

compartilhar no:
Reservatório em imagem de julho deste ano: boms índices se comparado com ano anterior (Foto: reprodução/Vereador Neném da Pedra Branca)

Região Central: O açude Pedras Brancas vai muito bem, obrigado. Mesmo com o mês de outubro já chegando, e faltando apenas mais três meses para o início de um novo período chuvoso, o reservatório encontra-se com 8% de sua capacidade total, um nível excelente, se considerado os anos anteriores.

Nesta segunda-feira (3) o Pedras Branca fechou com um total de 36,46 milhões de hectômetros por metro cúbico, o que representa 8% de tudo o que ele pode armazenar. Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Desde que o período oficial de chuvas no estado acabou, o Pedras Brancas vem dando sinais de estabilidade. Por mês, ele perde em cerca de 1% de sua capacidade. As vezes, até menos. A quantidade que ele teve de aporte chega a ser maior do que os gastos com consumo para abastecimento humano, um fator que pode explicar sua estabilidade.

Para se ter uma ideia de como estava o Pedras Brancas neste mesmo período do ano passado, sua cota era de quase 3,5%, um valor mais que o dobro menor do que seus atuais 8% de acúmulo.

Seu estado de saúde hídrica deve-se ao fato de que neste período chuvoso o açude teve um bom aporte, o que faz ele chegar ao mês de outubro ainda em quantidade considerável.

De acordo com os dados da Cogerh quatro açudes no Ceará ainda permanecem vertendo água. São eles: Germinal, em Palmácia; Penedo, em Maramguape; Pesqueiro em Capistrano e o Tijuquinha, em Baturité. Dos 157 reservatórios monitorados pela Companhia 25 possuem volume acima de 90%.