Eleições 2022/Estadual: O primeiro levantamento feito no Ceará pelo instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (IPEC, antigo Ibope), mostra um cenário inédito: os candidatos Capitão Wagner (UB) e Roberto Cláudio (PDT) aparecem tecnicamente empatados nas intenções de voto ao cargo de governador do estado . Elmano Freitas (PT) segue na terceira colocação.
O levantamento foi encomendado pela TV Verdes Mares, filiada da TV Globo no Ceará, e ouviu 1.200 pessoas entre o dia 29 de agosto e a última quarta-feira (31). A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Considerando a margem de erro, a pesquisa indica um segundo turno mostrando que os Wagner e Roberto Cláudio estão empatados. É a primeira vez que um instituto de pesquisa revela esse cenário de projeção.
Capitão Wagner (União Brasil): 32% (com margem de erro oscila entre 30 a 34%)
Roberto Cláudio (PDT): 28% (com a mrgem de erro oscila entre (26 a 30%)
Elmano Freitas (PT): 19% (Com a margem de erro oscila entre 17 a 21%)
Zé Batista (PSTU): 1%
Os candidatos Serley Leal (UP) e Chico Malta (PCD) não pontuaram na pesquisa. Brancos e nulos marcaram 10% das intenções. Não sabem ou não responderam, outros 10%.
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não cita os candidatos e espera que o entrevistado diga em quem prefere vota, os números são os seguintes:
Capitão Wagner: 15%
Elmano Freitas: 11%
Roberto Cláudio: 11%