Datafolha: Lula se distancia de vitória no 1° turno e aparece com 48% contra 32% de Bolsonaro

compartilhar no:
Lula saiu da vantagem do primeiro turno que estava já há três pesquisas do mesmo instituto (Foto: reprodução TV Globo)

Eleições 2022/Nacional: A nova rodada da pesquisa Datafolha com intenções de voto para a presidência da república, mostra que se as eleições fossem hoje, haveria segundo turno. O candidato Lula (PT) caiu dois pontos em relação ao último levantamento do instituto e agora encontra-se com 48% dos votos válidos, contra 32% do seu principal opositor, o presidente Jair Bolsonaro (PL).

A pesquisa foi divulgada no final da noite desta quinta-feira (1°) pela TV Globo e o jornal Folha de São Paulo, que encomendaram o levantamento. O Datafolha ouviu presencialmente 5.734 pessoas em 285 municípios da última terça-feira (30) até esta quinta (1º) e foi registrado sob o número BR-00433/2022 no TSE. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Os números são os seguintes:

Lula: 45%
Jair Bolsonaro: 32%
Ciro Gomes (PDT): 9%
Simone Tebet (MDB): 5%
Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
Pablo Marçal (PROS): 1%
Felipe d’Avila (NOVO): 1%

Os demais candidatos não aparecem porque não somaram nenhum ponto percentual na pesquisa. Brancos e nulos somaram 4% e os que ainda não sabem somaram 2%.

Na forma de cálculo do Datafolha que exclui os brancos e indecisos, Lula aparece com 48% e Bolsonaro com 39%. Em nenhum dos cenários o pestista seria capaz de vencer as eleições, já que pelas regras utilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral para definir o resultado da eleição, ganha o candidato que apresenta 50% mais um dos votos.

Em agosto, data do último levantamento da Datafolha, Lula aparecia com 51% dos votos. No levantamento de junho ele tinha 53% e em maio, também pelo Datafolha, ele tinha 54%. Ou seja, é a primeira vez que o Datafolha mostra que Lula não venceria no primeiro turno.

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente tem 53% das intenções de voto e o atual presidente, 38%.