Banabuiú lança Programa Municipal Foco no olhar com realização de cirurgias de catarata e pterígio.

compartilhar no:
Programa é custeado com recursos próprios através da Prefeitura de Banabuiú

O Programa Foco no olhar foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Banabuiú com o intuito de diminuir as filas e o tempo de espera dos pacientes por uma cirurgia de catarata e pterígio. Na primeira ação realizada nesta terça-feira, foram realizadas 50 cirurgias de catarata e 40 de pterígio, diminuindo mais de 30% da fila atual.

O programa municipal é custeado, inteiramente, pelos cofres públicos do próprio município e, nesta primeira ação, foi investido cerca de R$70 mil. O diferencial deste programa é que a realização das cirurgias aconteceu no próprio município, não havendo transporte de pacientes para outras cidades.

Uma equipe, com cerca de 10 profissionais, realizou as cirurgias no Hospital Municipal Senador Carlos Jereissati e contaram com o suporte da equipe do próprio hospital, da central de regulação ambulatorial do município e da equipe da Secretaria de Saúde.

O Secretário de Saúde de Banabuiú, Weyber Nobre, ressaltou a importância deste programa para a qualidade de vida dos pacientes que aguardavam por essa cirurgia. “No ano de 2020/2021 foram realizadas apenas 68 cirurgias de catarata e 28 de pterígio e, só hoje, estamos realizando 50 [cirurgias] de catarata e 40 de pterígio. Este é um avanço para podermos diminuir as filas e o tempo de espera dos pacientes, pois sabemos quão importante é a visão para todos”, diz o secretário.

Ainda segundo o Secretário, a segunda ação do programa está sendo projetada para o mês de novembro de 2022 com a realização de mais cirurgias de catarata e pterígio. As solicitações para realização das cirurgias nas próximas ações devem ocorrer na Central de Regulação Ambulatorial do município.