Unicatólica reúne TRE-CE e OAB Sertão Central em seminário sobre Democracia e Participação nas Eleições

compartilhar no:
Unicatólica vai sediar encontro que acontece no próximo dia 29 de agosto (Fotos: divulgação)

Quixadá: O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) participará, no dia 29 de agosto, do Seminário Regional Democracia e Participação nas Eleições 2022. O evento é realizado por meio de parceria com o Centro Universitário Católica de Quixadá (UniCatólica) e a Subseção da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) de Quixadá. O seminário, que será realizado no campus de Quixadá da UniCatólica, está com inscrições abertas.

Os(As) estudantes da instituição conveniada que atuarem no pleito receberão 30 horas de atividade complementar, bem como os demais benefícios concedidos aos(às) mesários(as): vale-refeição para o dia da Eleição, dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral (Art. 98, da Lei 9504/97); vantagem em desempate em concurso público, se houver previsão em edital; e certificado de participação.

Na ocasião, serão apresentados temas relevantes das Eleições 2022 para professores(as), estudantes, advogados(as) e sociedade em geral da Região Central do estado. O evento também objetiva divulgar convênio do TRE com a Instituição de Ensino no projeto “Universidade Amiga da Democracia”, que busca incentivar a participação de universitários(as) como mesários(as) nas Eleições 2022.

A primeira mesa terá o tema: A participação das mulheres na política e o enfrentamento à violência política de gênero. A mesa será apresentada pela coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do TRE e membro da Comissão de Participação Feminina do TRE, Roberta Laena, e pela presidente da Comissão da Mulher da OAB, Emanuele Nobre.

Após, a secretária de Tecnologia da Informação do TRE, Lorena Belo, a coordenadora Roberta Laena, e a presidente da Comissão de Direito ELeitoral da OAB, Erinalda Martins, debaterão a participação democrática e a segurança do processo eleitoral no contexto da desinformação.

A UniCatólica e o Tribunal têm convênio para o Projeto Universidade Amiga da Democracia. O projeto busca incentivar a participação cidadã dos(as) alunos(as) no processo eleitoral.