Quixadaense que fez produção de Cine Holliúdy trabalha com cinema há mais de 20 anos

compartilhar no:
Edna Letícia, atuando no set de filmagens de Cine Hollyudi que estreou sua segunda temporada na Globo (Foto: reoprodução redes sociais)

Quixadá: Desde 1912 quando Ricciotto Canudo escreveu o seu ‘Manifesto das Sete Artes’, o cinema se tornou a sétima arte mundial pelo seu poder em criar magia e emoção através das telas. Esse resultado nasce nos bastidores pelas mãos de dezenas de trabalhadores que atuam nos sets de filmagem. A produtora quixadaense Edna Letícia Uchôa é uma delas. Há 20 anos ela desenvolve produção de cinema e passou a ser conhecida dentro e fora das telas pelo resultado que entrega.

Dona de um currículo com mais de 20 trabalhos cinematográficos, documentários e até para canais de TV por assinatura, ela realiza desde o início dos anos 2000 um trabalho que se tornou reconhecido por grandes produtoras e canais. O mais recente deles finalizou há pouco, na segunda temporada da série Cine Holliúdy que estreou nesta terça-feira (23) na TV Globo. Edna trabalhou junto a equipe por mais de 30 dias no período em que atores, atrizes e diretores da Globo estiveram em Quixadá. Tentamos fazer a matéria na época, mas por questões de contrato com a Globo ela não podia dar entrevistas, o que aconteceu só agora.
Cine Holliúdy é apenas um exemplo para ficar entre os casos mais recentes, mas Edna Letícia Uchôa já produziu 22 materiais para o cinema tanto aqui em Quixadá, como no Rio de Janeiro, Pernambuco e em São Paulo. “Ter o nome associado a produções com produtoras competentes é motivo de orgulho muito grande. Saber que lá dentro eles quando precisam de alguma coisa aqui no Ceará entram em contato comigo, isso é muito gratificante”, explica a quixadaense.
Edna ao lado da atriz Luiza Arraes: se tem uma produção da Globo em Quixadá, ela sempre é chamada (Foto: reprodução/ redes sociais)

Ela conta que desde pequena tinha vocação para ser produtora de arte. “Com 12 anos de idade já sabia produzir eventos para crianças no quintal de casa”. Mas quando a primeira oportunidade de trabalho pra valer surgiu, ela nem sequer imaginava que faria cinema. Edna trabalhava como locutora de rádio e entrevistou Márcio Rodart, do filme O Quinze. Ao final da entrevista, pintou o convite. “Ele perguntou se eu tinha interesse em trabalhar na produção do filme na parte de objetos. Topei e quando a equipe foi filmar as últimas cenas acabaram me convidando e eu fui produzindo as cenas do filme O Quinze lá (no Rio de Janeiro) e aqui”, diz Edna Letícia.

De lá para cá foram tantos trabalhos que as duas mãos dos dedos não são suficientes para contabilizar. A produtora cultural atuou em filmes, documentários e até produções do canal de TV History Channel, numa temporada de documentários sobre objetos voadores não identificados (OVNIs). O trabalho exige dedicação total. “Minha rotina muda totalmente. Tenho que contratar alguém para me substituir dentro de casa nos assuntos domésticos. É uma disponibilidade full time: você não tem marido, não tem filho, não tem casa, você não lava roupa, você tem que ter disponibilidade 100%”, explica.
Essa dedicação lhe trouxe o reconhecimento como seu maior mérito. Se a Globo vai filmar um filme em Quixadá ou no Ceará, por exemplo, é para Edna Letícia que eles ligam. “Saber que lá dentro eles quando precisam de alguma coisa aqui no Ceará entram em contato comigo, isso é muito gratificante”. Por essa razão, dar a impressão que ela apenas deu uma forcinha é um grande engano. “O cinema ele há muito tempo deixou de ser uma coisa de brincadeira, há muito tempo que não é assim”.
As cenas que Edna produziu vão passar na Globo em 11 diferentes episódios. Com direção de Halder Gomes, a segunda temporada se passa no período da história em que a TV já estava estabelecida no Brasil. Para produzir seus filmes, o personagem Francis (Edmilson Filho) vai contar com a ajuda de Francisca (Luisa Arraes), jovem que chega a Pitombas atrás do pai desconhecido. Quando tiver assistindo a esse enorme sucesso, lembre-se que teve as mãos de uma quixadaense lá. “O que consigo destacar dentro desses 20 anos é que cada vez mais eu aprendo. Já passei por quase todos os setores dentro de uma produção, e eu gosto”, afirma Edna Letícia.