Quixadá, Pedra Branca, Madalena, Caridade voltam a ter casos suspeitos de varíola dos macacos

compartilhar no:
Em Pedra Branca está os casos mais preocupantes: os pacientes são crianças de até dez anos conforme lista o IntegraSUS (Foto: reprodução internet/Divulgação)

Região Central: Pelo menos cinco municípios do Sertão Central cearense possuem pacientes mapeados com quadro suspeito do vírus Monkeypox, conhecido como a varíola dos macacos. Em Pedra Branca, um dos municípios listados, os casos são em duas crianças com idade até dez anos.

De acordo com os dados da plataforma IntegraSus da Secretaria de saude do Ceará (Sesa), Quixadá está entre os municípios da região Centro que possuem um casos suspeito de varíola dos macacos. Outros dois casos suspeitos já foram mapeados e descartados no município após resultado negativo do exame.

O terceiro e mais recente paciente listado pelo IntegraSUS é do sexo masculino e possui entre 40 e 49 anos. O resultado do exame que confirma ou descarta o diagnóstico de monkeypox é feito pelo Laboratório Central (Lacen). Além de Quixadá, Caridade e Madalena também possuem um caso suspeito de varíola dos macacos. São casos novos, recém mapeados, e que agardam o resultado do Lacen.

Conforme os dados da IntegraSUS em Madalena o paciente suspeito é do sexo feminino e possui entre 20 a 29 anos. É o primeiro suspeito da varíola no município. Caridade tem seu segundo suspeito, o primeiro já foi descatado há cerca de um mês. O novo paciente também é do sexo feminino e possui entre 20 a 29 anos.

Em Pedra Branca a Secretaria de Saúde municipal mapeou uma situação preocupante e comovente: os pacientes são duas crianças, cada uma com até dez anos. Todos eles, assim como os dos demais municípios, são monitorados rigorosamente e cumprem um período de isolamento como parte dos critérios de proteção sanitária.

Até a manhã deste domingo (28), o Ceará tinha 220 pacientes suspeitos de monkeypox. 48 casos foram confirmados, a maioria (39 casos) estão em Fortaleza. Maracanaú possui dois casos. Barbalha, Caucaia, Jijoca de Jericoacoara, Pacajus, Russas e Sobral possuem um paciente cada.

Na quinta-feira (25) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade a dispensa de registro para que o Ministério da Saúde importe e utilize no Brasil a vacina Jynneos/Imvanex contra a varíola dos macacos. Em outra decisão unânime, a Anvisa autorizou a dispensa de registro para que o Ministério da Saúde importe e use no Brasil o medicamento Tecovirimat, para tratamento da mesma doença.