Quixadá: Com a popularização do uso da internet o número de usuários das redes sociais cresceu vertiginosamente, e provocou o surgimento de uma figura que, cada vez mais, vem ganhando espaço entre os brasileiros: o digital influencer. São pessoas comuns, não fosse o universo que ela doma e influencia. O que difere elas de você, leitor, são os seguidores que possuem.
Geralmente são personalidades anônimas, mas que se tornaram famosas da noite para o dia, pelo acumulado de dez, 20 ou até mesmo 50 mil seguidores. Com tanta gente seguindo o dia a dia, o digital influencer passou a enxergar uma maneira de ganhar dinheiro: dando dicas de compras e buscando agregar mais seguidores nos perfis de lojas e comércios.
Foi assim com Matheus Evillin Monteiro. Com apenas 20 anos, o quixadaense hoje se destaca nas redes sociais, e tamanha popularidade o fez encontrar uma maneira de ajudar no sustento da família. “Hoje em dia o Instagram é a minha principal fonte de renda”, destaca Matheus.
Ele mora no bairro São João, com a mãe, o irmão e o padrasto. Já trabalhou de tudo em que você possa imaginar, “de virar tripa de porco, a limpar casa para ganhar um trocado”, conta. Mas há três anos, quando ganhou uma chance de embalador em um grande supermercado da cidade, ele viu ali uma forma das pessoas lhe conhecerem ainda mais.
“Fiz um projeto para ajudar uma amiga de escola para arrecadar coisas para o bebê dela e ganhei muitos seguidores”. Na pandemia, recluso como a maioria dos brasileiros, ele passou a fazer registros do seu dia a dia no confinamento, “postar pesado”, como Matheus define. Foi uma virada de chave. “Muita coisa começou a mudar, as pessoas começaram a me conhecer, comecei a ganhar muitos seguidores pois meus vídeos estavam sendo compartilhados”, conta ele.
O @matheusoficialof cresceu e hoje conta com mais de 33 mil seguidores. Graças a isso o jovem passou a fazer publicidades e a ganhar renda fixa atrelando seu perfil no Instagram, ao nome de marcas conhecidas no Norte e no Nordeste. Matheus Evillin também já tem sua própria empresa, uma marca de óculos com a ajuda da mãe, que também aparece sempre em suas postagens, se tornou um fenômeno como poucos.
“Sou grato a Deus pelas pessoas que me apoiam, amigos próximos e a minha maior inspiração, minha mãe, ela é minha maior riqueza. Minha vida teve muitas adversidades e nem por isso quis seguir por um caminho ruim, busquei sempre o melhor para minha vida e pelos meus”, diz o digital influencer.
Matheus é apenas um grão de areia nesse mar chamado Brasil. Nosso país é campeão mundial em número de influenciadores digitais, na categoria Instagram. São 10,5 milhões, com pelo menos 1 mil seguidores cada um, em média, segundo pesquisa da Nielsen. Esse número é maior do que a população da cidade do Rio de Janeiro, estimada em 6,7 milhões de pessoas.
Reportagem do jornal Valor Econômico destacou que “o investimento das marcas no chamado “marketing de influência” vai crescer 53% até o final deste ano, segundo o estudo. Grandes agências de publicidades e as maiores empresas do país já criaram departamentos específicos para lidar com os influenciadores”. Matheus, certamente, faz parte desse cálculo.
“Com nosso jeito simples, humorado e real de ser, estamos conquistando o coração de milhares de pessoas de todo o Ceará, e em breve o Brasil todo! A internet mudou a minha vida e a da minha família”, relata o jovem quixadaense.