Eleições 2022/Nacional: Na segunda pesquisa Ipec (antigo Ibope), divulgada na noite desta segunda-feira (29), com as intenções de voto para presidente da república, os candidatos Lula e Bolsonaro aparecem com a mesma margem de votos da última pesquisa considerando a oscilação da margem de erro, enquanto Ciro Gomes cresceu um ponto percentual.
A pesquisa foi divulgada pela TV Globo, que encomendou o levantamento, feito entre os dias 26 a 28 de agosto, ouvindo mais de duas mil pessoas. A margem de erro é de2 pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-01979/2022.
Na pesquisa estimulada, quando o entrevistador cita os nomes dos candidatos disponíveis, Lula e Bolsonaro aparecem com a mesma margem do levantamento anterior:
Lula (PT): 44%
Jair Bolsonaro (PL): 32%
Ciro Gomes (PDT): 7%
Simone Tebet (MDB): 3%
Felipe d’Avila (Novo): 1%
Vera (PSTU): 1%
Branco/nulo: 7%
Não sabe/não respondeu: 6%
Na forma de pesquisa expontânea, o entrevistador não cita o nome de nenhum candidato, é o eleitor quem diz o nome que vem à mente e que é a sua escolha para o voto nas eleições. Também nessa modalidade Lula lidera, mas caiu um por cento em relação à última pesquisa, enquanto Bolsonaro subiu um, junto com Ciro Gomes.
Lula (PT): 40%
Jair Bolsonaro (PL): 31%
Ciro Gomes (PDT): 4%
Simone Tebet (MDB): 2%
Branco/nulo: 9%
Não sabe/não respondeu: 14%
Os candidatos Constituinte Eymael, Léo Péricles, Pablo Marçal, Sofia Manzano e Soraya Thronicke não pontuaram em nenhuma das modalidades de pesquisa.