Eleições 2022: Capitão Wagner lidera contra Roberto Cláudio e Elmano em pesquisa do jornal O Povo

compartilhar no:
Capitão Wagner aparece liderando nos dois cenários (Foto: reprodução)a

 

Eleições 2022: Pesquisa divulgada na manhã desta quinta-feira (4) pelo jornal O Povo mostra o candidato de oposição ao Governo do Ceará, Capitão Wagner, liderando as intenções de voto em dois cenários: na intenção expontânea e na intenção estimulada. A pesquisa foi feita pelo instituto Ipespe. A margem de erro máxima estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,5%. A pesquisa foi realizada de 30 de julho a 2 de agosto.

Na pesquisa estimulada, quando o entrevistador oferece nomes como sugestão para o eleitor, Capitão Wagner aparece com dez pontos percentuais na frente de seu principal opositor, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Cenário da pesquisa estimulada:
Capitão Wagner (UB): 38%
Roberto Cláudio (PDT): 28%
Elmano Freitas (PT): 13%
Adelita Monteiro (PSOL) 1%
Zé Batista (PSTU): 1%

Eleitores que pretendem votar branco ou nulo, aqueles que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos e os que não souberam ou não responderam somam 19%.

Já no levantamento espontâneo, onde o eleitor lembra o nome de quem pretende votar, sem que o entrevistador forneca nomes, Capitão Wagner aparece com 14% de difereça. Neste cenário surgem os nomes de Camilo Santana e Izolda Cela, mesmo que eles não sejam candidatos, porque reflete um desejo espontâneo do entrevistador.

Cenário da pesquisa espontânea:
Capitão Wagner (UB): 28%
Roberto Cláudio (PDT): 12%
Elmano Freitas (PT): 8%
Camilo Santana (PT): 3%
Izolda Cela (PDT): 1%
Adelita Monteiro (PSOL): 0%

A pesquisa foi contratada pelo O POVO e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números BR-03845/2022 e CE-01693/2022.