Banabuiú reinaugura Ponto de Apoio a Saúde na comunidade de Galiza

compartilhar no:
Ponto de apoio foi reestruturado para oferecer melhores serviços à comunidade de Galiza (Foto: Rafael Fernandes/Governo Municipal Banabuiú)

Região Central: Efetivar o princípio da universalização do acesso de cidadãos aos serviços públicos de saúde, é um desafio de todo e qualquer município. Nas comunidades da zona rural, essa premissa é ainda mais desafiadora, e carece de um olhar atento de gestores que percebem as necessidades de uma comunidade.

Na última semana veio de Banabuiú um exemplo desse trabalho: a prefeitura através da Secretaria de Saúde entregou um ponto de apoio de saúde na comunidade de Galiza. O local foi reformado e reestruturado para melhor receber a população, através de recursos próprios.

Conforme a Secretaria de Saúde de Banabuiú, o ponto de apoio pertence a Unidade Básica de Saúde da localidade de Lagoa do Meio e recebe, uma vez por mês, a visita da equipe da Saúde da Família com médica, enfermeiras, técnicas de enfermagem, além das visitas diárias da Agente Comunitária de Saúde.

O Secretário de Saúde de Banabuiú, Weyber Nobre, reforçou o compromisso da gestão em melhorar o atendimento e de assegurar que esses espaços que funcionam como Ponto de Apoio das UBS’s sejam revitalizados para que não só os médicos e enfermeiros possam atender melhor, mas que a comunidade se sinta confortável e acolhida dentro da sua própria localidade.

Presente ao encontro, o prefeito Edinho Nobre reforçou que os investimentos que a gestão vem realizando na área da saúde, como a reforma de vários prédios, dentre UBS’s, Pontos de Apoio, dentre outros, mas também a aquisição de equipamentos como o Raio-X recém chegado ao Hospital Municipal Sem. Carlos Jereissati e os eletrocardiogramas que estão em todas as UBS do município.

O equipamento foi reinaugurado e com o nome de Lúcia Pordeus Rabelo, uma grande personalidade da localidade de Galiza que por anos atuou como agente de saúde.