Banabuiú, Caridade, Pedra Branca e Milhã possuem casos suspeitos de varíola dos macacos

compartilhar no:
Centro do município de Pedra Branca; caso na cidade é monitorado pela Sesa (Foto: divulgação)

Região Central: Os municípios de Banabuiú, Caridade, Pedra Branca e Milhã possuem, cada um deles, um paciente com suspeita de infecção da doença conhecida como Varíola dos Macacos. As informações constam em boletim da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

Os dados referem-se à atualização feita até a última segunda-feira (8). Até então eram 31 o número de municípios que apresentavam pacientes suspeitos da doença. Ao todo 96 pessoas apresentam os sintomas e aguardam resultado de exames. Entre as regiões cearenses, no Sertão Central apenas os quatro municípios citados apresentam casos.

Caridade já havia apresentado um paciente, mas o resultado foi negativo e agora uma outra suspeita veio à tona. Quixadá também já teve um paciente sob suspeita mas o caso foi descartado.

Conforme a Sesa “em todas as notificações foram aplicadas as medidas recomendadas, como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento”.

Existem situações peculiares e que estão sendo acompanhadas bem de perto pela Sesa, como em Jati, onde cinco pessoas de uma mesma família apresentam condições suspeitas. A mãe e os quatro filhos passaram a ser monitorados e o resultado ainda está sendo aguardado.

Ontem a noite, o município de Sobral, na região Norte, confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos. A cidade tem um caso confirmado, dois em investigação e cinco descartados, todos estão sendo monitorados pela Sesa.

Municípios com casos suspeitos de Varíola dos Macacos:

Acaraú (1)
Ararendá (3)
Banabuiú (1)
Brejo Santo (2)
Caridade (1)
Caririaçu (1)
Cascavel (4)
Caucaia (2)
Crato (9)
Farias Brito (1)
Fortaleza (36)
Fortim (1)
Guaraciaba do Norte (1)
Icapuí (1)
Iguatu (1)
Irauçuba (1)
Itapipoca (1)
Jaguaruana (2)
Jati (5)
Juazeiro do Norte (4)
Maracanaú (4)
Milhã (1)
Pacajus (1)
Pacatuba (1)
Pedra Branca (1)
Pereiro (1)
Russas (2)
São Gonçalo do Amarante (1)
Sobral (6)
Tamboril (2)
Tejuçuoca (1)