Em reunião com prefeito e vereadores, Estado garante construção de presídio em Quixadá para mais de mil presos

compartilhar no:
Reunião para definir construção da unidade ocorreu na sede da SSPDS em Fortaleza (Foto: RC)

Quixadá: O atual secretário de administração penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque, prometeu a construção de um novo presídio industrial regional, que deverá ser erguido na zona rural de Quixadá. A confirmação veio após solicitação feita a Mauro, pelo prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, e os vereadores Jackson Perigoso, Nazimar Nogueira, Babá, Cabo Marlin e Luiz Neto.

A reunião com Mauro Albuquerque onde as tratativas em torno da construção do novo presídio foram definidas, ocorreu na sede da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), em Fortaleza. Em seu instagram o advogado e vereador Jackson Perigoso confirmou que “o secretário garantiu a obra, cabendo agora, a oficialização do terreno na localidade de Café Campestre pela Prefeitura ao Estado”.

Alguns detalhes importantes ficaram definidos no encontro na SAP. Entre eles a questão em torno do terreno, que fica no distrito de Café Campestre. O orçamento da obra seria de R$ 50 milhões, conforme detalhou Jackson Perigoso. A casa de detenção deverá ter capacidade para abrigar cerca de 1.100 presos e, de acordo com Mauro Albuquerque “Não terá presos de alta periculosidade”.

O corretor de imóveis, Fábio de Oliveira, compartilhou em suas redes sociais uma imagem da planta do projeto do prédio que ele afirma ter tido acesso. A construção deve ocorrer, segundo apurou Oliveira, ao lado ao lado da Subestação da CHESF. O vereador Jackson Perigoso também detalhou que o prédio será um lugar onde os detentos poderão ter oportunidade profissionalizante. “vão trabalhar diariamente, aprender uma profissão e se capacitar”, detalhou.

“Com a instalação, ganha advogados, familiares de detentos, postos de combustíveis, mais segurança pública, pousadas, agentes penitenciários da região, terá geração de empregos e renda, com fornecimento de alimentação etc., mototaxistas, taxistas, ou seja, o Município”, afirmou Jackson Perigoso nas redes sociais.

Logo depois que as imagens da possível planta da construção penitenciária foi divulgada, internautas lembraram nas redes sociais que a chegada de uma unidade de detenção era já avaliada desde 2018 em Quixadá. Nos comentários Fábio de Oliveira destacou que o prefeito de Quixadá havia pedido prioridade nas verbas que assegurassem primeiro a construção do novo hospital, para só então encabeçar a busca pelas verbas para a unidade. Essa versão, no entanto, não foi confirmada oficialmente pela gestão.