Para os estudiosos da meteorologia, julho marca em definitivo o fim do período chuvoso. Mas contrariando o que a ciência diz, o mês de julho deste ano, começou com chuva e tem sido assim pelo quinto dia consecultivo. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) choveu em 87 municípios nas útlimas 24 hroas.
Os dados compreendem o período entre as sete da manhã de segunda-feira (4) até às sete da manhã desta terça-feira (5). No período a maior chuva foi em Orós, com 77 mm. A cidade de Mombaça, na região central, aparece em seguida como o município com a segunda maior chuva do estado, com 45 mm.
A região Centro do Ceará voltou a ser banhada por boa parte das chuvas nas últimas horas. Conforme levantamento da Funceme, 12 dos 18 municípios da região registraram precipitações. Depois de Mombaça, Piquet Carneiro foi a segunda maior chuva da região, com 42 mm. Quixeramobim teve a terceira maior chuva, com 30 mm.
Dos cinco primeiros dias de julho, o Sertão Central teve chuvas expressivas em três dias, um dado que conforta e traz alegria para o sertanejo. Pelas localidades e distritos da zona rural dos mais diferentes municípios, barreiros e pequenos reservatórios para a manutenção animal e da agricultura, continuam recebendo recargas.
A previsão do tempo para essa terça-feira é de céu variando de nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com chuva isolada no Litoral de Fortaleza, no Litoral do Pecém, no Maciço de Baturité e no Sertão Central e Inhamuns. No Litoral Norte e na Ibiapaba, há alta possibilidade de chuva isolada. Conforme o órgão as possibilidades de chuva seguem até quinta-feira (7).