Ceará volta a recomendar uso de máscara em ambientes fechados, escolas, e com aglomerações

compartilhar no:
As máscaras voltaram a ser recomendadas em determinados ambientes após alta na taxa de positividade Foto: divulgação

O Governo do Estado do Ceará voltou a destacar a recomendação pra o uso de máscaras em ambientes fechados ou com aglomerações. A recomendação foi oficializada nesta sexta-feira (10) em live pela governadora Izolda Cela e passa a valer oficialmente a partir da próxima segunda-feira (13) por meio de decreto.

Izolda Cela fez uma transmissão com o secretário de saúde do estado, Marcos Gadelha, e destacou que “embora não haja aumento na quantidade de internações nem de óbitos, muito em função da vacina, o comitê recomenda o uso de máscaras em local fechado, especialmente escolas, e ambientes abertos com aglomeração”.

A medida é válida apenas como recomendação e não tem caráter obrigatório. A utilização de máscaras é obrigatória apenas em transportes públicos, unidades de saúde como hospitais ou postos de saúde e para pessoas que apresentem sintomas de síndrome gripal.

A governadora Izolda Cela destacou que a medida, avaliada e decidida pelo comitê da Sesa, tem um caráter de “prudência, para que possamos evitar qualquer tipo de situação que não desejamos, de agravamento da pandemia”.

Marcos Gadelha mostrou números que refletem a situação tranquila do Estado, no entanto, apontam para um aumento na taxa de positividade, dado que já vinha sendo observado em outros estados desde as últimas semanas.

“Reforço a importância de todos se vacinarem. Procurem os pontos de vacinação para receberem as doses de reforço. Vamos intensificar, já a partir da próxima segunda-feira, as ações de vacinação em todo o estado. Seguimos firmes, juntos, para superarmos de vez essa pandemia”, declarou Izolda Cela.