Vale do Jaguaribe: Equipes do Corpo de Bombeiros realizaram um trabalho que durou mais de sete horas, para resgatar um idoso de 64 anos, que foi soterrado em uma fossa que ele mesmo estava cavando, na casa dele. A vítima foi salva depois de uma operação delicada que envolveu quase 20 profissionais.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE) o fato aconteceu no último fim de semana na localidade de Sítio Socorro, zona rural do município de Limoeiro do Norte, na região do vale jaguaribano. A vítima cavava a fossa quando as paredes laterias cederam e o idoso ficou soterrado até a altura do pescoço.
Populares acionaram as equipes do Corpo de Bombeiros, mas diante da situação delicada para o resgate, as equipes chegaram a escalar profissionais que estavam de folga. Ao todo foram 17 militares envolvidos na operação que durou mais de sete horas.
“Quando o socorro chegou, ele estava soterrado até o pescoço, dificultando a respiração. Assim, utilizamos seis cilindros de oxigênio do Equipamento de Proteção Respiratória Autônoma (EPRA) até liberarmos mais seu corpo, facilitando a respiração natural”, explicou o comandante da operação, tenente Alexandre.
Depois de mais de duas horas de escavação manual, com a ajuda de portas e telhas que funcionaram como uma espécie de contenção da areia, um morador chegou a doar uma retroescavadeira para auxiliar no trabalho de escavação até que o idoso fosse resgatado. Ele foi levado para um hospital de Limoeiro do Norte por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas seu quadro de saúde era estável.