Todos os municípios do Sertão Central estão sob alerta de perigo por riscos de fortes chuvas

compartilhar no:
Dados indicam chances de chuvas até às 11h deste sábado (7) (Foto: divulgação)

Região Central: Todos os 18 municípios que formam a região do Sertão Central estão em estado de alerta, em função de chuvas fortes que podem se formar nas próximas horas. As precipitações podem trazer riscos como quedas de energia. O aviso foi confirmado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o aviso meteorológico os municípios de Boa Viagem, Banabuiú, Canindé, Caridade, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Madalena, Milhã, Mombaça, Paramoti, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole estão sob perigo potencial Grau 1. O aviso tem validade até às 10h deste sábado (7).

Os graus de perigo por conta de fortes chuvas do Inmet são informados em três graus: 1, 2 e 3. O Grau 1, que é onde se encontra os municípios da região Centro, prevê chuva de até 50 mm/dia, ventos intensos que podem chegar a 60 km/h). Além disso há risco que corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, embora em condições e proporções baixas.

O Inmet ainda orienta quem caso de rajadas de vento deve se evitar abrigo debaixo de árvores, em função dos riscos de problemas que podem ser ocasionados envolvendo descargas elétricas, e pede também que a população não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) também confirma a probabilidade de chuvas durante o fim de semana no estado. Os registros devem se concentram em maior quantidade na região Centro-Norte do Ceará principalmente entre madrugada e manhã. Nas macrorregiões do Cariri e ainda no sul do Sertão Central e Inhamuns, a tendência é de precipitações isoladas e passageiras nos períodos da tarde e da noite.