Dois municípios do Sertão Central estão em alerta por alta nos casos de dengue; Descubra quais são

compartilhar no:
Por conta de número de casos notificados esse ano, duas cidades entraram em estado de alerta (Foto: divulgação)

Região Central: Depois de vencer a pandemia, o cearense precisa ficar de olho num outro perigo tão grave quanto o coronavírus: o da dengue. Dados compilados até o último dia 2 de maio, pela Secretaria de Saúde do Estado, mostram que pelo menos seis municípios estão em estado de atenção por conta dos índices de infestação do mosquito, e dois municípios estão em alerta pelo total de casos notificados.

Os dados se referem à semana epidemiológica 17 da Sesa, que vai do início deste ano até o início da semana. Os casos notificados estão crescendo e colocaram dois municípios do Sertão Central em um estado de alerta: Choró e Pedra Branca são os que possuem o maior número de casos notificados nas cinco últimas semanas.

Conforme os dados do IntegraSUS em Pedra Branca foram notificados 376 casos de dengue desde o início do ano. A taxa de incidência acumulada de Pedra Branca também é a maior da região, com 869,2. Em vigilância epidemiológica, incidência acumulada é uma proporção que representa uma estimativa do risco de desenvolvimento de uma doença ou agravo em uma população, durante um intervalo de tempo determinado.

O município de Pedra Branca já foi uma referência no combate ao mosquito do Aedes Aegypti, responsável pela transmissão de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya. Durante quase 15 anos, a cidade, no Sertão Central, não registrou um caso sequer de doença relacionada ao mosquito. Desde 2017 que a situação vem mudando esse cenário e o contexto epidemiológico das arboviroses no município são outros bem mais preocupantes.

O segundo município com a situação mais grave na região é Choró, que do início de 2022 até essa semana, já tinha notificado 46 casos, um número tido como alto pela Sesa frente ao tamanho do município e o seu índice populacional. O grau de incidência acumulada em Choró chegou a 340, de acordo com as projeções da Sesa.

Os dados da Secretaria de Saúde do Estado ainda revelam que seis municípios da região estão com a classificação de incidência média. São eles: Banabuiú, Boa Viagem, Canindé, Ibicuitinga, Madalena e Quixadá. Este último teve 187 casos notificados em 2022 enquanto Canindé apresentou 139 casos notificados.

No outro extremo desse cálculo está o município de Milhã, também no Sertão Central, que não registrou nenhum caso notificado e que está numa situação de incidência silenciosa. Ibaretama, Solonópole e Itatira também estão nessa situação. Caridade, Itatira, Paramoti e Canindé possuem a classificação de incidência baixa.

Medidas de prevenção

É importante limpar e verificar regularmente pontos que podem acumular água. Entre as medidas a serem adotadas estão, esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva.

Medidas simples podem ser adotadas, como substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia; deixar a caixa d´água tampada; cobrir os grandes reservatórios de água, como as piscinas, e remover do ambiente todo material que possa acumular água.