Quixadá: A Empresa de Energia Elétrica do Ceará (Enel) confirmou que o rompimento de um condutor de energia em uma de suas linhas de transmissão, foi o causador da queda de energia que impactou todo o município de Quixadá desde a madrugada. A informação foi confirmada pela Enel na manhã desta segunda (18).
De acordo com a empresa o condutor partido foi percebido na linha de distribuição responsável pelo fornecimento de energia a cidade de Quixadá. “após chuvas fortes na região Sertão Central durante a madrugada, um condutor partido em uma linha de distribuição causou a interrupção do fornecimento de energia para alguns clientes do município de Quixadá”, disse a empresa em nota.
Conforme apurou o Revista Central cerca de 43 mil clientes da Enel no município ficaram ser energia desde por volta de 4h da madrugada desta segunda. A empresa finalizou o comunicado dizendo que “técnicos estão trabalhando no defeito para normalizar o mais rápido possível”. Antes das 11h, a energia já tinha sido restabelecida.
O site apurou também que em outros municípios houve queda de energia. Em contato com os redatores, pessoas que possuem familiares nas cidades de Choró e Morada Nova disseram que algumas partes dos municípios também apresentaram ausência de energia. A Enel, no entanto, não confirmou a informação em nota.
A ausência de energia causou diversos problemas em vários setores do município. O trânsito em vários bairros da cidade ficou caótico logo no início da manhã, em função dos semáforos apagados. Lojas que não possuem gerador também não funcionaram no expediente da manhã. As escolas também não funcionaram e alguns alunos tiveram que retornar para suas casas.
Apesar da Enel atribuir o problema no rompimento do condutor de energia às fortes chuvas, como afirmou em nota, a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) informou que nas últimas 24 horas a chuva em Quixadá foi de apenas 24 mm.