Quixadá tem maior chuva do Sertão Central nas últimas 24 horas mas precipitações devem diminuir na região

compartilhar no:
Chuva em Quixadá deixou ruas tomadas pela água e foi uma das maiores da região (Foto: Reprodução)

O segundo fim de semana de abril, que marca o 3º mês da Quadra Chuvosa no Ceará, deverá apresentar condições para chuvas em todas as macrorregiões, porém, os principais acumulados são esperados para a faixa litorânea e a Ibiapaba.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o cenário favorável tem relação, principalmente, com a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do Nordeste. O sistema meteorológico é o maior responsável, neste momento, pela formação de áreas de instabilidade e, consequentemente, precipitações.

A previsão da Funceme confere com os volumes de chuvas observados nas últimas 24 horas. Entre as sete da manhã desta sexta-feira (8) até às sete da manhã deste sábado (9) choveu em apenas 10 municípios da região Central. Quixadá teve o maior registro, com 31 mm, seguido da chuva na cidade de Choró, com 30 mm.

Para sábado e domingo (09 e 10 de abril), os acumulados poderão ser mais generalizados, ainda que nas áreas mais ao norte do Ceará. Nas demais regiões, como Cariri e sul da Jaguaribana e ainda do Sertão Central e Inhamuns, os registros tendem a ocorrer de forma mais isolada.