Quixadá: A cidade de Quixadá registrou a maior chuva do Ceará nas últimas horas, com um registro que ultrapassou a casa dos 100 mm de água acumulada. Os dados foram confirmados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
No período compreendido entre às sete da manhã desta segunda-feira (4) até às sete da manhã desta terça (5), a chuva observada no distrito de Custódio foi a maior do dia, chegando a 102 mm. A segunda maior chuva do Ceará em Granja, com 95 mm, seguida de Ipaporanga, com 94 mm.
Ao todo foram registradas chuvas em 104 municípios, conforme a Funceme. No Sertão Central a maioria dos municípios também registrou precipitações acima dos 35 mm. Boa Viagem, na comunidade de Serra da Guia, acumulou 53.3 mm. Em Quixeramobim a chuva foi de 48 mm e em Madalena, 40 mm.
Em Quixadá as chuvas começaram logo no início da tarde, e voltou a se apresentar durante intervalos durante todo o dia. No início da noite, raios e trovões causaram repetidas quedas de energia. O funcionamento de alguns serviços noturnos ficou comprometido e somente estabelecimentos que possuem gerador conseguiram se manter abertos.
Outros pontos da cidade também registraram chuvas intensas. No açude Cedro a chuva foi de 52 mm. No Centro da cidade a chuva marcou 51 mm. Em distritos e comunidades da zona rural, como em Dou Maurício, houve chuva forte. Por lá a Funceme registrou um acumulado de 42 mm e de 40 mm em Tapuiará.
Na tarde de segunda-feira o Instituto Nacional de Meteorologia já havia avisado que os municípios cearenses estavam em alerta de Perigo, por problemas que poderiam ser causados por fortes chuvas. Em algumas cidades as precipitações esperadas podiam ultrapassar a marca dos 100 mm, como foi em Quixadá, e rajadas de vento na casa dos 60 Km também eram aguardadas.
Conforme a Funceme entre terça (5) e quarta-feira (6) o cenário esperado é de precipitações concentradas na faixa litorânea entre manhã e tarde, chegando à Ibiapaba e sul do Estado entre tarde e noite, porém, com chances de chuva no Cariri, Sertão Central e Inhamuns já entre madrugada e manhã.