Oito municípios do Sertão Central ainda registram casos de coronavirus em abril

compartilhar no:
Em Boa Viagem além de registrar novos casos, houve também uma morte causada por coronavirus (Foto: divulgação)

É notório e incontestável que a pandemia do coronavírus, a julgar pelos dados mais recentes e o quadro apresentado nos últimos meses, esteja sob controle e, porque não dizer, perto do seu fim. Mas apesar da situação mais tranquila, é preciso se manter vigilante. Em algumas cidades do Sertão Central, por exemplo, ainda há casos sendo confirmados.

Um levantamento feito pelo Revista Central apurou que oito municípios da região Central, confirmaram casos de Covid-19 neste mês de abril. Os dados são confirmados pela plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Estado, e considera o resultado de exames desde o dia 1º de abril até a última quinta-feira (21), quando o texto desta reportagem foi concluído.

Boa Viagem, Caridade, Canindé, Pedra Branca, Quixeramobim, Quixadá, Paramoti e Senador Pompeu são os municípios com casos confirmados este mês. Pedra Branca foi o que teve o maior número de testes com diagnóstico positivado em pacientes. Foram 13 pessoas no município diagnosticadas com o vírus da Covid-19.

Nenhum outro dos oito municípios da lista, atingiu um número tão expressivo de casos confirmados em abril. Boa Viagem que aparece logo em seguida, como o segundo município com o maior número de testes positivados, apresentou apenas cinco novos casos. Quixeramobim teve quatro casos novos no período.

Canindé aparece na lista com três pacientes com o vírus diagnosticado em abril, enquanto Senador Pompeu surge logo após com dois casos. Quixadá, Paramoti e Caridade tiveram um teste positivo, cada. Apenas um paciente faleceu por não resistir às complicações do Coronavírus, entre os novos casos diagnosticados em abril. A vítima, conforme a plataforma IntegraSUS era do município de Boa Viagem.

Desde o dia primeiro de abril até a última quinta, 503 testes foram solicitados nas cidades do Sertão Central. Apenas 30 tiveram resultado positivo, espalhado pelos oito municípios. Outros 36 casos estão ainda em investigação, ou seja, aguardam a análise do Laboratório Central (Lacen) do Ceará, para confirmar ou descartar o teste.

No outro extremo deste dado há o que se comemorar: Outras oito cidades do Sertão Central não confirmaram nenhum caso de Covid-19 em abril. São elas: Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Itatira, Madalena, Milhã e Solonópole.