HMJMJ realiza aplicação de ofuroterapia em recém-nascidos prematuros na UTI

compartilhar no:
A ofuroterapia é uma técnica de origem Holandesa. Foto: divulgação

Na manhã desta quarta-feira, 30, aconteceu a aplicação da ofuroterapia em recém-nascidos prematuros na UTI neonatal (UTIN) do Hospital Maternidade Jesus Maria José (HMJMJ). A implantação dessa terapêutica é fruto de um Projeto de Pesquisa do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Católica de Quixadá (UniCatólica), tendo sido realizado pela aluna Débora Moreno Araújo, egressa da instituição, e suas professoras orientadoras Rosilene Gadelha e Newlene Magalhães, que também é Fisioterapeuta da UTI Neonatal do HMJMJ.

A ofuroterapia é uma técnica de origem Holandesa que conta com componentes como água aquecida e movimentos cinesioterapêuticos suaves e rotacionais, a fim de proporcionar relaxamento muscular, aconchego e benefícios neurocomportamentais aos bebês.

O foco no desenvolvimento de tais pesquisas científicas visa instituir práticas baseadas em evidências (PBE) no HMJMJ, as quais potencializam o tratamento dos recém-nascidos, gerando-lhes benefícios a curto e longo prazo.

Segundo o nosso diretor-geral, Dr. Kaléu Mormino Otoni “Aos poucos porém sem parar, conseguiremos ir melhorando nossos serviços e atender a população da maneira que ela merece ser atendida.”