Fabricante do Kinder Ovo e Nutella é notificado após suspeita de bactéria salmonela em países do exterior

compartilhar no:
Marca responsável pelos chocolates Kinder Ovo e Nutella deverá responder órgão de segurança brasileiro (Foto: Shutterstock/Divulgação)

A empresa Ferrero do Brasil, dona das marcas de chocolate Kinder Ovo, Nutella e Ferrero Rocher, recebeu uma notificação da Secretaria Nacional do Consumidor, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, para prestar esclarecimentos sobre a qualidade dos chocolates da marca comercializados no Brasil, depois que uma suspeita de contaminação pela bactéria salmonela foi registrada em países da Europa.

A companhia tem fábrica no estado de Minas Gerais, onde fabrica a Nutella e o creme do bombom Ferrero Rocher. A Ferrero do Brasil foi notificada nesta quarta-feira (13) e tem até 72 anos para fornecer os devidos esclarecimentos.

A Senacon afirmou que resolveu cobrar providências à filial brasileira, depois de tomar conhecimento de diversas suspeitas de foco de contaminação pela salmonela no exterior. “No país europeu, o fabricante realizou o recall e retirou os produtos das prateleiras dos estabelecimentos para evitar a contaminação de outras pessoas. Segundo a Food Standards Agency (FSA), da Grã-Bretanha, o recall afeta os ovos Kinder Surprise simples e múltiplos”, afirmou a Senacon.

O órgão de segurança brasileiro quer saber se os produtos brasileiros estão fora do risco de contaminação. Até a noite de ontem a empresa de chocolates não havia emitido nenhuma nota ou posicionamento sobre o assunto.

A determinação é que se o produto tiver indícios de risco aos consumidores em território brasileiro, o fornecedor deve formalizar o recall imediatamente. O comunicado corre às vésperas do domingo de páscoa, período em que o índice de vendas de artigos de chocolates mais crescem devido à alta procura por ovos de páscoa infantis.