Cinco açudes sangram em apenas uma semana e Ceará acumula 23 reservatórios com cota máxima

compartilhar no:
Açude Várzea da Volta, no município de Moraújo, atingiu sua capacidade máxima e sangrou nas últimas semanas (Foto: reprodução)

O Ceará chega ao mês de abril com um cenário animador e otimista em relação aos açudes: 23 reservatórios estão sangrando e outros seis estão perto de sangrar. Os dados podem ser confirmados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Na última semana o número de açudes sangrando aumentou de 17 para 23. Os últimos a sangrar foram o Acarape do Meio, Itapajé, Jenipapo, Sobral, Tucunduba e Várzea da Volta.

Os açudes do Ceará que estão sangrando até o momento são: Maranguapinho, Itapebussu, Cocó, Caldeirões, Gameleira, Germinal, Barragem do Batalhão, Rosário, Itaúna, Batente, Muquém, Ubaldinho, Do Coronel, Tijuquinha, Angicos, Valério, Gavião, São Vicente, Quandú, Mundaú e Acaraú Mirim.

Conforme os dados da Cogerh, a maioria dos reservatórios que atingiram sua cota máxima pertencem à bacia metropolitana. Nove deles estão sangrando. No interior, a bacia do Alto Jaguaribe é a que apresenta mais açudes em sangria: são quatro que estão com água jorrando na lâmina.

A quantidade de açudes que estão sangrando anima os cearenses, e aumenta a esperança de um período hídrico mais tranquilo. No entanto, ainda é grande o número de reservatórios que, na outra ponta, estão abaixo do volume satisfatório. 62 deles estão com menos de 30% de acumulado, aponta a Cogerh.