Alerta de perigo por conta de fortes chuvas é emitido para todas as cidades do Sertão Central

compartilhar no:
Risco de Perigo foi emitido para todos os municípios do Ceará, incluindo os da região Central (Foto: Funceme)

Região Central: O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo a todos os 19 municípios do Sertão Central, por conta das fortes chuvas que são esperadas nos próximos dias. O alerta é válido até às 10h desta terça-feira (5).

Banabuiú, Boa Viagem, Canindé, Caridade, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Itatira, Madalena, Milhã, Mombaça, Paramoti, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole estão no território que recebeu o estado de alerta.

De acordo com o Inmet são esperadas nestes municípios chuvas que podem varias entre 30 a 100 mm por dia, acompanhado de ventos que podem variar com uma velocidade entre 60 a 100 km por hora. Existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O alerta do Inmet vale pata todas as regiões do Ceará. Foram emitidos avisos de perigo do Tipo 1 para 39 cidades, que é um tipo de perigo mais brando. Outras 145 cidades estão sob o risco de Perigo do Tipo 2. O alerta do Tipo 3 não foi classificado como risco em nenhuma das cidades cearenses.

A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) afirmou que o início desta semana deverá seguir com condições para chuvas em todas as macrorregiões. A tendência é de alta possibilidade (entre 40 e 70%) até quarta-feira (6). Entre terça (5) e quarta-feira, o cenário esperado é semelhante, porém, com chances de chuva no Cariri, Sertão Central e Inhamuns já entre madrugada e manhã.