Chuvas diminuem e apenas cinco municípios do Sertão Central registram precipitações

compartilhar no:
Chuvas no Sertão Central diminuíram pelo segundo dia consecutivo e Quixadá teve apenas 9 mm (Foto: RC)

As chuvas na região Central cearense continuam a diminuir pelo segundo dia consecutivo. O resultado é que apenas cinco municípios do Sertão Central foram banhados por chuvas nas últimas horas. As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Conforme o órgão de meteorologia cearense a maior chuva entre os municípios da região Central foi em Paramoti, com 11.4 mm. Em Quixeramobim, segundo maior registro da região, a chuva acumulou 10 mm e em Quixadá a chuva atingiu 9 mm. Choveu ainda em Senador Pompeu e Milhã.

Entre as sete da manhã desta terça-feira (12) até às sete da manhã desta quarta (13), choveu em 55 municípios cearenses, sendo a maior chuva em Cariús, com 90 mm. Em Independência o registrou foi de 88 mm e em Várzea Alegre a chuva acumulou 85 mm.

Situação de calamidade em Barbalha

Na manhã desta quarta o município de Barbalha, na região do Cariri, amanheceu alagado pelas fortes chuvas. O canal que passa cortando a cidade, transbordou e a água alagou vários trechos. Em alguns bairros a água chegou a invadir casas e destruir móveis. Carros ficaram submersos.

Conforme a Funceme a chuva em Barbalha foi de 55 mm, mas os moradores afirmam que a chuva pode ter sido maior, sendo um dos registros mais expressivos dos últimos anos. Equipes da Defesa Civil de Barbalha estão visitando os trechos mais comprometidos. O prefeito Guilherme Saraiva decretou estado de calamidade pública.