Quixadá: Esta cidade ficou mais uma vez no Centro das atenções do País com a visita do presidente Jair Bolsonaro. Foi a sexta vez que o chefe da nação veio ao Ceará e escolheu a Terra dos Monólitos para anunciar ações hídricas em benefício dos nove estados do Nordeste.
A cidade de transformou para receber o presidente. Logo que aterrissou com o helicóptero da Força Aérea, Bolsonaro foi até o bairro Boto, onde visitou uma obra da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), colocada em atividade em parceria com o município. No mesmo bairro, Bolsonaro tomou café em copo de plástico e comeu ?pastel de presunto com queijo, protegido por saco plástico, num estilo bastante peculiar seu durante visitas que faz pelo País.
Durante seu deslocamento para o Centro de Quixadá, onde uma multidão de apoiadores o aguardavam, o presidente quebrou o protocolo de segurança e veio de garupa em uma Honda Bis, pilotada por um morador de Quixadá que vestia uma camisa do Brasil. A ação foi um dos assuntos mais comentados no twitter durante a noite desta quarta.
A praça da Catedral ficou tomada de apoiadores. Na internet, populares tentaram mostrar através de espaços vazios ao fundo, que o evento era um fiasco. Mas não foi o que se viu. O fluxo estava no Centro do Palco. Além disso, várias pessoas que não conseguiram entrar, tentaram ver o presidente de vários pontos da praça, em cima de árvores, das estruturas de aço montada na Praça e até por cima dos tapumes de proteção.
Durante o momento dos discursos, a fala do prefeito Ricardo Silveira foi uma das grandes surpresas. O gestor foi ovacionado no palco pela multidão, e pediu a Bolsonaro a revitalização do Cedro e a construção de um novo hospital Eudásio Barroso. Ministros e outras autoridades como deputados e superintendentes, também discursaram.
Bolsonaro destacou o empenho pelo Nordeste. Durante sua fala o público chegou a fazer coro contra o governador do Ceará, Camilo Santana, e rechaçou críticas contra o Partido dos Trabalhadores, lembrado através da cor vermelha durante o seu discurso.
Independente da ideologia partidária, fato é que a visita de Bolsonaro a Quixadá movimentou a cidade como um todo. Comerciantes pintaram a cidade de verde e amarelo. Nas esquinas e praças, era grande o fluxo de turistas e de pedestres que buscavam algum adereço. Restaurantes e hotéis também tiveram uma quarta-feira movimentada. A cidade chegou a ter vários trechos com engarrafamento em função do grande fluxo de pessoas.
Na solenidade, foram entregues, oficialmente, 74 sistemas simplificados de abastecimento, que vão atender 15 municípios, 90 comunidades e mais de 23 mil habitantes. Na região, também estão foram inaugurados cerca de mil poços artesianos, que devem beneficiar 58 mil pessoas.