Chove em 134 municípios do Ceará e Quixeramobim tem maior registro do Sertão Central

compartilhar no:
Chuva em Quixeramobim atingiu 40 mm e foi registrada em Lacerda (Foto: José Audízio)

Quixeramobim: O Ceará teve mais um dia de intensas chuvas em quase todas as regiões do Ceará. No Sertão Central a maior precipitação foi registrada na cidade de Quixeramobim. No Ceará como um todo, os registros chegaram a atingir quase 100 milímetros.

Das sete horas da manhã desta quarta-feira (23) até às sete da manhã desta quinta (24), o Ceará registrou chuva em 134 municípios. A maior delas em Quixelô, com 97 mm. Pereiro, na região do Vale do Jaguaribe, registrou 94 mm sendo a segunda maior do Ceará.

As informações foram confirmadas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De acordo com o órgão, no Sertão Central Quixeramobim registrou 40 mm e foi a maior chuva da região. O acumulado foi contabilizado na região de Lacerda.

A segunda maior chuva na região Centro do estado foi em Pedra Branca, com 28 mm. Paramoti registrou 22 mm e Quixadá teve chuva de 18.55 mm. O menor registro, conforme os dados da Funceme, foi em Madalena, que teve apenas uma chuva fraca, acumulando 7 mm de água.

O órgão de meteorologia cearense informou que para esta quinta-feira (24), a tendência é de céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com as maiores precipitações esperadas para o Cariri, sul da Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns. Nas demais, chuvas isoladas.

Já para sexta (25), os maiores acumulados de chuva tendem a ocorrer no centro-sul. No sábado (26), neste momento, a tendência é que o destaque seja a faixa litorânea, principalmente entre madrugada e manhã.

Conforme ainda a Funceme, em geral, as chuvas esperadas deverão acontecer em virtude de áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e de um Cavado de Altos Níveis (CAN), ue está sobre o Estado da Bahia, bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.