A faixa litorânea e a porção oeste do Estado do Ceará deverão concentrar as principais chuvas até a próxima sexta-feira (1º). De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a tendência é precipitações mais isoladas.
Nesta quinta (31), a expectativa é de céu variando de nublado a parcialmente nublado com precipitações ao longo da faixa litorânea e Maciço de Baturité – entre madrugada e manhã, principalmente – , e na Ibiapaba e norte do Sertão Central e Inhamuns entre tarde e noite. Nas demais regiões, as chances de chuva são baixas e ainda isoladas até o fim do dia.
Já na próxima sexta-feira, a Funceme indica cenário favorável para chuvas em todas as macrorregiões, com registros em períodos semelhantes àqueles indicados para quinta.
Em geral, as precipitações que estão acontecendo neste mês de março e ainda aquelas esperadas para os próximos dias têm relação com a formação de áreas de instabilidade oriundas da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.