Prefeitura de Banabuiú deve voltar a realizar Banartes em 2022 após dois anos sem o evento

compartilhar no:
Secretário Pedro Henrique, de Banabuiú, teria confirmado o evento durante conferência na cidade (Foto: reprodução/Ascom Banabuiú)

Região Central: O município de Banabuiú deve voltar a realizar em 2022 uma das festas mais tradicionais da história da cidade: a Banartes. A informação teria sido confirmada pelo secretário de cultura, turismo, indústria e comércio de Banabuiú, Pedro Henrique Lopes.

O Revista Central apurou que Pedro teria antecipado a notícia durante a Conferência Municipal de Cultura e Turismo, evento que ocorreu em Banabuiú no dia 23 de março. Na página oficial da prefeitura no facebook, há fotos comprovando que o evento ocorreu. Foi lá que o secretário teria dito, há um público de 60 pessoas, o retorno da Banartes. O RC confirmou a versão com pelo menos quatro pessoas que estiveram na conferência.

A Banartes é uma das mais tradicionais festas juninas do sertão do Ceará. Ela ocorre em meio a uma tradicional feira de artes sempre na metade do ano, quando o Município se torna a Capital das Artes do Ceará. Seu ponto alto são as atrações musicais que se apresentam sempre no fim de cada dia de evento. Hoje a tarde, o RC procurou o secretário Pedro Henrique Lopes que confirmou ter dado a notícia durante a Conferência, mas não forneceu mais detalhes sobre o assunto.

A última edição ocorreu em 2019. Desde 2020, com os problemas trazidos pela pandemia, a festa a exemplo de tantas outras tradicionais do estado, deixou de ser realizada. A decisão, embora necessária e certa, deixou uma enorme lacuna no calendário cultural do município. A expectativa pelo retorno do evento era aguardada desde o início deste ano, quando a pandemia arrefeceu seu ritmo e foi se tornando mais contida, por questões como a vacinação.

A julgar pelo último decreto estadual, que permite festas em ambientes ao ar livre, a Banartes tem tudo para voltar a ser realizada. Mas a Prefeitura de Banabuiú ainda não confirmou nada oficialmente através de suas redes sociais. Não há nenhum detalhe de organização do evento em curso, o que aumenta as expectativas dos moradores. Contudo o RC também apurou que já estaria havendo uma mobilização interna para que os prazos sejam cumpridos e o evento ocorra sem surpresas, caso as decisões sanitárias atuais, permaneçam em vigor.