Prefeitura de Banabuiú anuncia pacote de obras de quase meio milhão de reais para Laranjeiras

compartilhar no:
Autoridades estiveram no município e anunciaram pacote de obras (Foto: Ascom Banabuiú)

Região Central: Depois de transformar a cidade em um canteiro de obras, a prefeitura de Banabuiú agora vai investir recursos em distritos da zona rural fazer reformas e ações de modernização. Nesta segunda-feira (14) o prefeito do município, Edinho Nobre, assinou a ordem de serviço de cinco obras para o distrito de Laranjeiras, que vão contemplar as áreas da saúde, educação e assistência social. Na ação serão investidos quase meio milhão de reais.

Além de Edinho, a solenidade teve a participação do Vice-Prefeito, Dr. Arimatéa. No discurso os dois reforçaram a importância que a região tem para Banabuiú, o desejo que ela cresça e se desenvolva, além da união pela construção de um município melhor.

No pacote de obras a Secretaria de Saúde vai realizar uma manutenção na rede hidráulica e elétrica da Unidade Básica de Saúde Maria Elisa Silveira, além de um muro de segurança. Na área da Assistência Social e Trabalho está prevista a recuperação do antigo posto de saúde, que passará a funcionar como Ponto de Apoio do CRAS. Atendendo a Secretaria de Educação serão realizadas melhorias e manutenção da Escola Paulo Sarasate e da Creche Luís Lopes Silveira. Esta última, conforme apurou o Revista Central, deve ser a primeira obra a começar no distrito.

Para o custeio dos trabalhos a Prefeitura de Banabuiú afirmou que vai investir cerca de R$ 400 mil em recursos próprios, um estilo peculiar do pequeno município que tem na gestão financeira uma de suas mais exitosas marcas. As ações em Laranjeiras também mostram uma ousadia da gestão na governança financeira dos recursos: as obras são anunciadas há três meses da expectativa de uma nova Banartes, evento festivo com alto investimento que ocorre sempre na metade do ano,. Frente às novas medidas de segurança sanitária flexibilizadas pelo Governo do Estado, tudo indica que a festa será novamente realizado em Banabuiú. O RC apurou com uma fonte que a cidade já se planeja para a Banartes, e que mesmo aportando um alto valor em Laranjeiras, já dispõe de valores para a realização da festa, caso ela seja permitida.

Laranjeiras é um dos mais tradicionais distritos de Banabuiú. Na história, o lugarejo também exerce um peso de destaque: foi o nome dado às terras banabuienses antes da emancipação, quando a cidade ainda era um distrito de Quixadá. O investimento na região representa a valorização da história da comunidade laranjeira.

A Secretária de Educação, Imaculada Silveira, reforçou, durante sua fala, a importância das ações que estão sendo realizadas pela gestão municipal na educação de Banabuiú. A busca pelo atendimento de qualidade da região e o apelo pela participação nas atividades desenvolvidas pelo CRAS marcaram a fala da Secretária de Assistência Social e Trabalho, Cleide Nobre. Já o Secretário de Saúde, Weyber Nobre, ratificou as diversas ações empenhadas pela gestão na melhoria dos atendimentos da UBS, os profissionais concursados que serão lotados na região além dos equipamentos adquiridos.