Ônibus Lilás, iniciativa da SPS, vai passar por Pedra Branca, Senador Pompeu e Ibicuitinga

compartilhar no:
Equipamento conta com atendimento especializado para mulheres, serviços de assistência social, jurídica e psicológica, distribuição de materiais informativos (Foto: divulgação)

Região Central: Os municípios de Pedra Branca, Senador Pompeu e Ibicuitinga, serão os primeiros do Sertão Central a receberam o Ônibus Lilás, uma unidade móvel da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), que leva atendimento às mulheres em situação de violência.

A programação foi divulgada pela SPS. Na região o ônibus deve chegar na terceira semana de março. Os serviços iniciam no município de Pedra Branca, no dia 16, das 8h às 16h; continuando em Senador Pompeu, no dia 17, também das 8h às 16h. No dia 18, os atendimentos acontecem em Ibicuitinga, entre 8h e 12h.

Iniciativa da SPS em parceria com os municípios cearenses, a Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo, das Florestas e das Águas (Ônibus Lilás) leva ações de acolhimento, prevenção e orientação às localidades mais distantes e vulneráveis do Ceará. A ação conta com atendimento especializado para mulheres, serviços de assistência social, jurídica e psicológica, distribuição de materiais informativos e rodas de conversa.

A primeira parada acontece no próximo sábado (5), no município de Brejo Santo, das 8h às 12h30. Na segunda-feira (7), a unidade chega em Jardim, com atendimentos das 8h às 12h; e pela tarde, em Porteiras, das 14h às 16h. Na quarta-feira (9), a população de Milagres recebe o veículo entre 8h e 12h, e Missão Velha, na sequência, das 14h às 16h. No dia seguinte (10), os serviços chegam ao município de Mauriti, entre 8h e 12h. Ainda no dia 10, pela tarde, é a vez de Barro receber os atendimentos, das 14h às 16h.

A partir do dia 28 de março, as atividades acontecem no Maciço de Baturité. A primeira parada acontece em Aracoiaba, às 14h. No dia seguinte (29), é a vez do município de Barreira receber os serviços, entre 8h e 16h. As atividades serão concluídas no dia 30, em Acarape, das 8h às 15h.

A titular da SPS, Socorro França, destaca que a programação do Ônibus Lilás será também uma excelente divulgação para a Casa da Mulher Cearense. “As rodas de conversa promovidas pelo Ônibus já serão o início de um despertar para as mulheres do Cariri. Agora, com a Casa da Mulher, elas terão um espaço de escuta e acolhimento para denunciarem as situações de violência de gênero que possam vir a sofrer”, destaca.