Região Central: Confirmando a previsão feita para os próximos dois dias, o Ceará apresentou condições favoráveis de chuva em boa parte das regiões do estado. No Sertão Central choveu em dez cidades, e a maior delas foi em Ibicuitinga, com 67 mm.
Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Entre as sete da manhã de segunda, até às sete da manhã desta terça-feira (15), choveu em dez cidades da região Centro. Depois de Ibicuitinga, a maior precipitação na região foi em Quixadá.
A Funceme informou chuva em seis diferentes pontos pluviométricos. Na zona urbana a chuva foi de 55 mm. No Cedro a chuva marcou 45 mm, mesmo volume observado na comunidade de Dom Maurício. No distrito de Tapuiará a Funceme informou que a chuva foi de 30 mm. No açude Pedras Brancas o observado foi de apenas 11 mm.
Em todo o Ceará a Funceme registrou chuva em 132 dos 184 municípios. A maior delas foi na cidade de Jardim, na região do Cariri, e ultrapassou a marca dos 100 mm, chegando a marca de 106 mm.
De acordo com o órgão de meteorologia cearense entre terça (14) e quarta-feira (15), são esperados os maiores volumes de chuva. Nos dois dias, todas as regiões deverão apresentar condições para novos registros, começando entre madrugada e manhã, na faixa litorânea, Maciço de Baturité, no Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns.
Em geral, as chuvas esperadas ocorrerão em virtude de áreas de instabilidade provenientes do fluxo em altos níveis (200 hPa) e da proximidade da Zona de Convergência Intertropical bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.