Encontro em Quixadá vai discutir efeitos da seca e as consequências nos recursos hídricos do Ceará

compartilhar no:
Cedro, uma das principais represas do Brasil, completamente seco em função dos efeitos da estiagem em Quixadá (Foto: reprodução YouTube)

Quixadá: Membros do Comitê da Bacia do Coreaú e do Banabuiú vão se reunir no mês de maio, em Quixadá, para discutir as causas e os efeitos da desertificação no Ceará. A reunião ocorre através da segunda edição do Encontro de Iniciativas e Estudos de Combate à Desertificação no Ceará (EICD).

Organizado pelos comitês de bacias integrados à Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o encontro em Quixadá está marcado para os dias 25, 26 e 27 de maio próximo. Além de ampliar as discussões sobre as causas da seca os participantes vão tratar também sobre os impactos sobre os recursos naturais no Ceará.

Durante a programação irão ocorrer palestras e encontros com especialistas na temática, visando estabelecer um compromisso das instituições públicas e da sociedade civil na definição de estratégias para superação dos avanços da desertificação no semiárido nordestino, além de conhecer experiências mitigadoras no enfrentamento da desertificação no Nordeste brasileiro.

A submissão de trabalhos científicos já está aberta no site do EICD, com prazo máximo de envio até o dia 10 de abril. No site também estão as demais informações a respeito dos Eixos temáticos de discussão do evento, da formatação dos trabalhos e do corpo científico do Encontro.

A 2ª edição do EICD estava programada para acontecer em 2020, porém, devido à pandemia de Covid-19, o evento foi postergado para uma nova data mais segura aos participantes. O encontro é idealizado e realizado pelo CBH Coreaú junto ao CBH Banabuiú, com apoio da Cogerh, do Governo do Estado do Ceará e de instituições públicas e privadas do Estado.