Em formato virtual, FECLESC realiza formatura de 32 novos profissionais de sete cursos

compartilhar no:
Feclesc_2015_070
32 graduandos da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) colarem grau. Foto: divulgação

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou, entre os dias 17 e 25 de fevereiro, cerimônias virtuais de colação de grau para 197 novos profissionais formados nas faculdades do Interior no período 2020.2. A outorga de grau universitário foi concedida aos concludentes dos cursos da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC); do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC); da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI); da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC); da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) e da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM).

Em atendimento aos protocolos sanitários, as solenidades ocorreram em formato virtual, com transmissão ao vivo pela página da UECE no Facebook. O vice-reitor Dárcio Ítalo Alves Teixeira saudou os concludentes e comentou sobre a necessidade do distanciamento, ainda que as curvas de contaminação pela Covid-19 tenham diminuído no Ceará. A redução do contágio e a vacina contra a doença, segundo o vice-reitor, já fazem vislumbrar o retorno presencial das atividades.

“Nestes dois anos de distanciamento dos nossos alunos, sentimos falta da sala de aula, do convívio e da interação entre estudantes, funcionários e professores. É isso que alimenta os saberes e nos fortalece no dia a dia. É isso que os fortaleceu para chegar até aqui. A esperança sempre esteve presente. Este sentimento tão significativo, a esperança, se mantém e se renova nesse contexto, principalmente pela força da ciência e das políticas públicas de acesso à saúde. Por causa do avanço da vacinação, por exemplo, conseguimos pensar em um presencial com segurança, seguindo todas as recomendações das autoridades de saúde”.

O vice-reitor ressaltou ainda a expansão da Uece, fortalecida pela negociação, com o Governo do Estado do Ceará, do maior concurso para docentes efetivos da história da instituição. “Serão 365 vagas, sendo 183 para reposição dos nossos professores e 182 vagas para cursos novos. Também negociamos as chamadas de todos os professores temporários e substitutos aprovados na última seleção pública, bem como as vagas para concursos de professores visitantes. Também trabalhamos ativamente para melhoria do plano de cargos carreiras e vencimentos dos servidores técnico-administrativos, além da retomada de todas as obras da Capital e do Interior”.

O professor Dárcio Ítalo Alves Teixeira ainda congratulou os novos profissionais, enfatizando o conhecimento conquistado em uma universidade pública e de qualidade. “Os conhecimentos adquiridos durante a graduação de vocês servirão como um guia para o desenvolvimento das futuras profissões e das relações interpessoais que se fortalecem, seja face a face, seja remotamente como estamos agora. Ensinar e aprender são artes antigas movidas pela paixão. Isso nunca vai deixar de existir. Como diz Paulo Freire: não é no silêncio que os homens se fazem, mas nas palavras, no trabalho, na ação-reflexão. A UECE está de braços abertos a todos vocês que queiram continuar na vida acadêmica”, celebrou.

As cerimônias virtuais contaram ainda com a participação do chefe de gabinete da Reitoria, professor Altemar da Costa Muniz; da Pró-reitora de Graduação, professora Maria José Camelo Maciel; da Pró-reitora de Políticas Estudantis, professora Mônica Duarte Cavaignac; da Pró-reitora de Extensão, Maria Anezilany Gomes do Nascimento; da Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Maria Lúcia Duarte Pereira; do Pró-reitor de Planejamento, Paolo Giuseppe Lima de Araújo; do Pró-reitor de Administração, Fernando Antônio Alves dos Santos, do Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Carlos Décimo de Souza; além de professores e coordenadores de cursos e diretores das faculdades.

Para trazer alegria e brilho aos eventos, as solenidades contaram com apresentações de projetos musicais da Uece, como o Quarteto Quartzo, Grupo Doce de Flautas, projeto Grupo de Choro, Orquestra Transversal, Grupo Choro Grande Banda e Coral da Uece.

FECLESC

No dia 23 de fevereiro, foi a vez dos 32 graduandos da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) colarem grau nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, em Física, em História, em Letras, em Matemática, em Pedagogia e em Química.

Em discurso repleto de gratidão e reconhecimento, a concludente Maria Letícia Ferreira Soares, do curso de Licenciatura em História, representou os graduandos, ressaltando a importância da FECLESC e da universidade pública para o sertão cearense.

“É hora de cada um embarcar em sua própria caminhada, sem esquecer jamais os laços que nos uniram, a casa que nos acolheu e o abraço fraterno de cada um. É nesse sentido que compreendemos a importância de defender a universidade pública. Somos uma minoria, que diante das dificuldades impostas, permanecemos. A FECLESC – com seus corredores repletos de coragem, com ventos que sopram resistência e com abraços que nos fazem entender que a vida só é boa quando compartilhamos conhecimentos – nos deu força para persistir. A jornada de muitos estudantes que estão colando grau diz respeito também ao seu lugar social”, frisou.

Vinculado ao curso de História e representando o corpo docente da FECLESC, professor Manoel Carlos Fonseca, destacou que a sociedade vive “tempos sombrios, de fascismos e negacionismos – tempos nos quais correm perigo a liberdade e a verdade. Temos um presidente que afirma enfaticamente a inutilidade das ciências e das artes”. O professor felicitou os graduandos, esperando que “a vivência e o aprendizado da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central os tenham feito bons profissionais e que tenham, sobretudo, clarificado o compromisso essencial que um cientista deve ter com a verdade e com a justiça”.