O Ceará celebra neste dia 25 de março a Abolição da Escravatura. O estado foi o primeiro a abolir os negros do regime de escravidão que imperava, e ocorreu no ano de 1884, quatro anos antes da Princesa Isabel abolir a escravidão por completo no país.
A data comemorado neste dia 25 de março já há 137 anos colocou a região onde hoje fica a cidade de Redenção no centro das atenções. O município tem como marco turístico o monumento onde ocorreu o fim do regime escravista. Na época o município era conhecido como Vila de Acarape e lá foram entregues as primeiras 116 cartas de alforria.
Os escravos libertos passaram a procurar formas de se reintegrar à sociedade. Muitos fugiram para o quilombo na Serra do Evaristo, em Baturité. Com medo de serem perseguidos, lá eles acreditavam estar seguros da fragilidade da alforria. Outros partiam para Fortaleza, de carta na mão, e viajavam em busca das suas famílias.
Havia também a parcela de libertos que não tinha família e que não queriam se refugiar nos quilombos. Dos que já estavam acostumados com a rotina escravista, entraram em acordo com os senhores e passaram a prestar serviço remunerado.
Redenção tem seus símbolos da libertação, como os museus que guardam o pouco dos documentos ainda preservados e a memória escravista em prédios históricos, casa grande e senzala – hoje destino de turistas.
Saiba o que abre e o que fecha no Ceará na data de hoje:
Os supermercados em todo o estado funcionam normalmente nesta sexta. Em Fortaleza, o comércio do Centro também convencionou o seu funcionamento com o sindicato lojista.
Postos de combustível não terão sua rotina alterada com o feriadão prolongada, e seguem com o esquema de funcionamento normalmente.
As farmácias do Ceará tiveram por meio do Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos, a decisão de dar ponto facultativo, cabendo a cara loja decidir se abre ou se fica fechada.
Bancos não estão funcionando nesta sexta-feira. Correios e o Banco postal também não terão funcionamento, retornando ambos somente na próxima segunda-feira (28).
A Enel está operando em regime de plantão, bem como os funcionários da Cagece nas cidades que são gerenciadas pela Companhia. As lojas estão fechadas e só retornam suas operações também na segunda.