Caridade e Banabuiú registram maiores chuvas do Sertão Central nesta quarta (16)

compartilhar no:
Ceará teve terceiro dia de fortes chuvas intensas com previsão de mais precipitações até o fim de semana (Foto: divulgação)

Com previsão de tendência para mais chuva até o fim de semana, o Ceará teve mais um dia marcado por precipitações de grande volume, e principalmente na região Central. Caridade, Paramoti e Banabuiú registraram as maiores pluviometrias das últimas 24 horas.

As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Entre as sete da manhã de quarta (16) até às sete da manhã desta quinta-feira (17), o Ceará registrou chuva em 146 municípios. A maior foi em Beberibe, com 125 mm.

Caridade, na região dos Sertões de Canindé, teve o segundo maior registro de chuva do Ceará, marcando 94 mm. A chuva em Caridade foi também a maior entre todos os municípios do Sertão Central e de Canindé. Banabuiú teve a segunda maior chuva da região, com 58 mm e Paramoti teve 52 mm.

As chuvas das últimas horas banhou todo o Sertão Central. Apenas três municípios, Milhã, Madalena e Itatira não registraram chuvas. E conforme a Funceme a tendência é que as precipitações continuem nos próximos dias, até o fim de semana.

Todas as macrorregiões do Ceará deverão apresentar condições para chuva até sexta-feira (18). Durante esses dias, a tendência é que Cariri, Ibiapaba e sul do Sertão Central Inhamuns apresentem os maiores acumulados. Em geral, as chuvas esperadas têm relação com áreas de instabilidade que se formam em razão da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.