Quixadá: Bombeiros de Quixadá resgataram uma ave de rapina que estava alojada dentro de uma residência. A guarnição que atendeu a ocorrência foi composta pelo subtenente Marcelo, soldado Roberto, soldado C. Vasconcelos e soldado Pinheiro.
A ave resgatada foi um Carcará, que ficou bastante conhecido desde a década de 80, pela canção de João do Vale, através dos versos “Carcará….pega, mata e come”, um trecho que sintetiza bem o seu estilo caçador.
Os bombeiros não informaram quando o resgate aconteceu. A ave foi encontrada na residência por uma moradora, que acionou a equipe e fez o resgate do Carcará.
De acordo com o subtenente Marcelo: “Durante a operação utilizamos uma pinça, cuja função é específica para realizar a contenção dessa ave. Após sua captura, realizamos o deslocamento até uma área de mata distante da zona urbana e soltamos as mesmas em seu habitat natural”, concluiu o bombeiro militar.
O carcará (Caracara plancus) é uma espécie de ave de rapina bastante comum no Brasil. Mede cerca de 50 a 60 cm de comprimento (da cabeça à cauda) e sua envergadura varia em torno de 123 cm.