Região Central: A cena volta a se repetir em Madalena: o município anulou a seleção que estava em curso para selecionar profissionais para trabalharem em vagas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A decisão ocorre após uma recomendação do Ministério Público do Ceará (MPCE). Essa é a terceira ação contra seleção de cargos em Madalena que é anulada.
De acordo com o MPCE a anulação ocorreu nesta quarta-feira (16) após uma recomendação do promotor de justiça Alan Moitinho Ferraz. A recomendação tinha sido expedida na última segunda-feira (14) e foi acatada pelo diretor do órgão municipal, Francisco Almir Frutuoso Severo.
Conforme o MPCE a seleção tinha como objetivo preencher vagas e destinada a formação de cadastro de reserva para os cargos de Assistente de Encanador e Operador da Estação de Tratamento de Água. No entanto, a promotoria do município encontrou irregularidades no certamente.
Entre as irregularidades estão a realização de entrevistas sem espelho objetivo de avaliação e sem definição de qualquer critério previsto na lei. Também foi observada a inexistência de comprovação de ampla publicidade do edital em jornal ou periódico de grande circulação. Outras irregularidades apontadas se referiram à ausência de identidade e qualificação dos membros da banca examinadora que realizariam as entrevistas; à ausência de critérios de correção e pontuação, bem como conteúdo programático detalhado
O promotor de Justiça havia orientado, também, que o diretor do SAAE se abstivesse de conduzir qualquer processo seletivo que viole a legislação pertinente ao tema e que reformule a realização de futuros editais, excluindo a fase de entrevista ou quaisquer etapas subjetivas presentes na seleção.
Essa é a terceira seleção de cargos que é anulada em Madalena. Dois certames, um para a cargos na saúde e outro para a área da educação, também tinham sido já cancelados.