Sertão Central teve seis mortes por Covid em fevereiro deste ano, contra 22 óbitos no mesmo mês do ano passado

compartilhar no:
Quixeramobim foi cidade com mais óbitos em fevereiro deste ano: três mortes (Foto: divulgação)

Região Central: É fato: as vacinas, acreditem ou não nela, é a principal responsável pelos efeitos menores da terceira onda de Covid-19. Entre os municípios do Sertão Central nos quinze primeiros dias de fevereiro deste ano, apenas seis mortes por Covis foram registradas, contra 22 mortes no igual período do ano passado.

As informações foram levantadas pelo Revista Central tomando por base os indicadores do IntegraSUS, o serviço de dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), e mostram uma grande disparidade no número de mortes por complicações causadas pelo vírus.

Do dia primeiro ao dia 15 de fevereiro deste ano apenas seis mortes foram computadas entre os municípios da Área Descentralizada de Saúde (ADS) do Sertão Central. Quixeramobim sozinha registrou três mortes, foi a cidade com o maior número, enquanto Pedra Branca, Milhã e Canindé registraram uma morte cada.

Um detalhe curioso de notar é que embora tenha registrado apenas um óbito, o risco de casos que culminem na morte do paciente infectado em Milhã é maior do que em Quixeramobim, de acordo com os dados do IntegraSUS. A taxa de mortalidade de lá está em 7,6 enquanto Quixeramobim, que teve mais óbitos, tem taxa de 3,7.

Já entre os dias primeiro a 15 de fevereiro de 2021 o número de mortes na ADS do Sertão Central chegou a 22. Canindé teve mais registros na época, contabilizando cinco mortes. Boa Viagem registrou quatro. Caridade, Itatira, Milha, Quixeramobim e Senador Pompeu tiveram duas mortes registradas cada. Quixadá, Paramoti e Banabuiú tiveram um óbito no período.

Faz bem lembrar que fevereiro de 2021 ficou marcado pelo período onde a segunda onda de Covid-19 teve início, culminando com seu pico em abril. As mortes e número de casos confirmadas eram alarmantes, fazendo com que o Governo do Estado decretasse lockdown em todo o Ceará.

Em fevereiro o Ceará, bem como todo o Brasil, ficou exposto no que especialistas chamaram de terceira onda. Comparar os dois período, com a vacina entre eles, dá a dimensão do quanto este fator pode estar atrelado ao baixo índice de mortes causadas pelo coronavírus.