Cogerh vai reformar estrutura de sete açudes do Ceará, entre elas a Trapiá II, em Pedra Branca

compartilhar no:
Investimentos devem garantir segurança na estrutura de sete barragens do Ceará (Foto: Cogerh Divulgação)

Região Central: Sete barragens de diferentes regiões do Ceará vão passar por um processo de reforma em sua estrutura, visando garantir a segurança do equipamento hídrico. Pelo menos três dessas barragens apresentaram fatores de risco em um relatório divulgado realizado no ano passado.

Uma das barragens é a Trapiá II, no município de Pedra Branca. Ela faz parte dos equipamentos que vão receber os investimentos para o processo de reforço an estrutura. Os valores serão aportados pelo Governo do Estado através da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Conforme o órgão, devem receber os serviços de recuperação as Barragens Brôco, Cipoada, Pau Preto, Poço Verde, Trapiá II, Trapiá III e Umari. A Companhia receberá as propostas de preços e os documentos de Habilitação para o objeto desta licitação, pelo critério de julgamento menor preço, em regime de execução semi-integrado, sob a forma presencial.

De acordo com a Cogerh, os serviços fazem parte do Programa de Gestão de Segurança desenvolvido pela Companhia, cujas barragens são monitoradas continuamente através de inspeções de segurança e instrumentação.

No ano passado, 19 barragens foram classificadas com prioridade máxima de intervenção em decorrência dos problemas encontrados em sua estrutura. Uma destas barragens é a do Trapiá II, localizado no município de Pedra Branca. É o único açude da Bacia do Banabuiú que apresentou problemas em sua barragem necessitando de intervenção.

Os problemas encontrados no Trapiá II foram falta de placas de aviso; erosões nos taludes de montante e jusante; rip-rap incompleto; falha na pavimentação do coroamento; canaletas quebradas; erosões na região a jusante da barragem auxiliar; árvores e arbustos na região a jusante da barragem auxiliar; erosão na base do canal de aproximação e de restituição; sinais de fadiga ou perda de resistência no concreto da estrutura de saída.

O Relatório de Segurança de Barragens é considerado o maior confiável e importante documento sobre segurança de barragens elaborado até então. Além de atender a requisitos como transparência, o documento serviu de parâmetro para a elaboração de relatórios produzidos pela Agência Nacional das Águas, entidade do Governo Federal.