Canindé registra cinco tremores de terra em apenas uma semana e moradores ficam assustados

compartilhar no:
Técnicos registraram cinco tremores de terra em apenas uma semana (Foto: Governo Federal)

Sertões de Canindé: Moradores de Canindé viveram momentos de susto na última semana com uma sequência de tremores de terra. Até o momento já foram registrados cinco tremores e em pelo menos um dos casos, parte de residências chegou a balançar. Os registros ocorrerem desde o último domingo passado (6) e mais de uma vez por dia em algumas situações.

Os abalos sísmicos foram registrados pelo Laboratório Sismológico (Labsis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O Labsis é veiculado ao departamento de Física Teórica e de Geofísica da instituição e monitora há 50 anos os registros de tremores no Ceará e nos demais estados do Nordeste. Equipes formado por técnicos do Laboratório acompanham o caso em Canindé.

Os tremores começaram no domingo (6). O primeiro deles aconteceu por volta de duas da tarde, de acordo com os dados do Labsis e registrou 1.9 graus na Escala Richter. Conforme o apurado pelo Laboratório, ninguém relatou ter sentido o tremor. Na madrugada de domingo para segunda-feira (7), outros dois tremores foram registrados, um seguido do outro. O primeiro 1.7 graus e o segundo de 1.4 graus.

Na terça-feira passada (8), pelo terceiro dia seguido, a terra voltou a tremer em Canindé. Foi por volta de 10h30 da manhã, conforme o Labsis e o tremor teve 1.3 graus na Escala Richter. Nos três dias que se seguiram de tremor, técnicos fizeram um mapeamento na região buscando colher relatos de testemunhas, mas ninguém teria escutado o fenômeno.

Na quinta-feira (10), o quarto tremor da semana foi percebido por moradores. O abalo sísmico marcou 1.8 graus. Segundos áudios recebidos via Whatsapp, o evento foi sentido por diversos moradores da região rural do município. Um morador ainda relatou ter se assustado com a força do tremor, que, segundo ele, teria feito balançar o alpendre de sua residência.

O Labsis informou que repassou todas as informações sobre os tremores de terra recentes para a Defesa Civil do município de Canindé/CE e segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica da região Nordeste do país em tempo real. Ainda não há uma explicação sobre o que pode ter causado o fenômeno.

O Ceará possui em sua história pelo menos dois casos curiosos relacionados a tremores de terra. O mais famoso deles é o Terremoto de Pacajus, ocorrido em novembro de 1980. O tremor atingiu o pico de 5.2 graus na Escala Richter. O epicentro foi na localidade de Brito, no município vizinho de Cascavel, mas foi em Pacajus que ele foi sentido com mais intensidade, chegando a danificar 400 casas na madrugada.

Em maio de 2008 moradores de Sobral viveram dias de terror e pânico: a terra tremeu pelo menos 300 vezes em um intervalo de dois dias. Pessoas passaram mal com o fenômeno e chegaram a ocupar ruas e praças durante a madrugada para não dormir dentro de casa.