Secretário de Saúde do Ceará alerta para ‘sinais’ de terceira onda de Covid-19 no estado

compartilhar no:
Gadelha (esq) afirmou que há sinais que mostram uma tendência há uma terceira onda, mas que podem não se confirmar (FOTOS: CARLOS GIBAJA/ GOV DO CEARA)

O secretário de saúde do estado, Marcos Gadelha, afirmou que a situação com o aumento no número de casos relacionados a síndromes gripais no Ceará, sinalizam para uma possível segunda onda da pandemia.

A declaração foi dada na manhã desta quarta-feira (5) durante entrevista à TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo no Ceará. “A gente não pode caracterizar, baseados nos números que a gente tem, que a gente está numa terceira onda. Mas que sinaliza para esse risco de poder ter a terceira onda, tendo em vista que está havendo um aumento de casos”, declarou.

Mais cedo, Marcos e o governador Camilo Santana participaram de uma reunião com o comitê de combate à Covid-19, formado por profissionais da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), para deliberar novas medidas de enfrentamento às síndromes gripais. Camilo antecipou a reunião que seria na sexta para esta quarta e prometeu anunciar novas medidas em decreto ainda hoje.

“Da noite para o dia a gente pode, exponencialmente, aumentar o número de casos”. Isto potencializa a chance de uma nova onda da pandemia no estado, o que pode gerar ainda efeitos na flexibilização do comércio. A decisão de impor novas restrições, no entanto, passará por amplo debate no Comitê Científico”, disse o secretário da Sesa.

Em matéria pulicada nesta quarta a agência de notícias France Press (AFP) detalhou que o número de casos de Covid-19 também voltaram a subir, o que sinaliza para uma preocupação a ser tomada já que, além do enfrentamento aos casos de gripe, que são comuns nesta época do ano em função da mudança de clima, as autoridades em saúde no País começam a notar um aumento no número de casos de coronavírus em comparação com dias anteriores.